A Bolsa de Valores de São Paulo teve uma sessão bastante volátil nesta sexta-feira, mas encerrou em alta na esteira dos ganhos em Wall Sreet. A valorização, no entanto, foi insuficiente para equilibrar as perdas da semana, que terminou com recuo de 2 por cento.

CARREGANDO :)

Na última sessão da semana, o mercado abriu em baixa de 2,2 por cento, ajustando-se à queda acentuada registrada na véspera pelos mercados globais, mas foi se recuperando ao longo do dia.

"Lá fora ajudou bastante. Dá a impressão que o mercado busca uma justificativa para realizar lucros mas não consegue", comentou o gestor de uma corretora nacional que prefere não ser identificado.

Publicidade

O principal indicador da bolsa paulista fechou o dia com alta de 0,54 por cento, a 52.329 pontos. No ano o ganho é de 17,6 por cento.

O volume financeiro foi alto para um pregão espremido pelo feriado de Corpus Christi: 4,2 bilhões de reais, ligeiramente acima da média diária do ano.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones avançou 1,19 por cento e o índice de principais ADRs brasileiros exibiu valorização de 2,89 por cento. Na véspera, os índices caíram 1,48 por cento e 3,10 por cento, respectivamente, diante de preocupações do mercado global com juros mais altos no mundo.

Nesta sexta-feira, o rendimento do título de 10 anos do Tesouro dos EUA chegou a atingir 5,25 por cento pela manhã, mas depois recuou para 5,12 por cento, o que contribuiu para a melhora dos mercados.

"Eu não estou muito concordante com a expectativa de recrudescimento inflacionário na Europa e nos EUA, muito pelo contrário, acho que os indicadores norte-americanos já estão começando a convergir para uma zona de maior conforto do Fed", disse Álvaro Bandeira, diretor da Ágora Senior CTVM.

Publicidade

Segundo Bandeira, porém, a estimativa de aceleração da economia dos EUA no segundo trimestre retarda a perspectiva de corte de juro pelo banco central norte-americano. "A gente trabalhava com uma redução do juro (dos EUA) no início do terceiro trimestre e agora a gente já está empurrando para o quarto trimestre."

Petrobras sobe

Na bolsa paulista, a blue chip Petrobras subiu 1 por cento, para 47,40 reais, mesmo com a forte baixa do preço do petróleo no mercado internacional.

"Ela é um papel estratégico para administrar o índice. Vale do Rio Doce subiu demais no ano passado e neste, então perdeu um pouco essa função. Já Petrobras subiu bem menos que o índice Bovespa e esse ano a mesma coisa", explicou o gestor da corretora nacional.

Depois do fechamento do mercado, a Petrobras divulgou a descoberta de óleo leve em águas profundas no mar do Espírito Santo

Publicidade

Os papéis preferenciais da Companhia Vale do Rio Doce perderam 1,1 por cento nesta sessão, para 72,70 reais.

O pregão desta sexta-feira foi o primeiro depois do corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juro pelo Comitê de Política Monetária, para 12 por cento ao ano. Embora a maioria do mercado já esperasse uma redução dessa magnitude, durante a quarta-feira os investidores mostraram cautela depois da divulgação de IPCA acima do esperado.

Veja também
  • Bovespa abre sexta-feira em queda e dólar em alta
  • Dólar abre em forte alta após o feriado