• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve dia de forte oscilação nesta quarta-feira (3), chegando a cair mais de 3% no período da manhã, mas terminou o pregão com valorização. Foi a segunda alta seguida, depois da queda de mais de 5% de segunda-feira (1º).

Principal indicador do mercado brasileiro, o índice Ibovespa registrou ganhos de 0,85% no encerramento do dia, aos 35.296 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 3,42 bilhões. Entre as ações que lideraram os ganhos no dia figurou a Petrobras, que avançou mais de 5%.

A VCP, empresa de celulose e papel do Grupo Votorantim, anunciou a demissão de mais de 100 funcionários pela manhã, mas, mesmo assim, registrou alta de suas ações, ficando entre os papéis líderes do dia na Bovespa, com ganhos de mais de 6%.

No dia, o mercado repercute o anúncio da Vale de que demitiu 1,3 mil funcionários em todo o mundo. A medida é motivada pela necessidade de ajustes devido à redução da produção. A empresa informou ainda que dará férias coletivas para 5,5 mil. As ações mais negociadas da empresa fecharam o pregão perto da estabilidade.

Economia em desaceleração

Os dados do "Livro Bege", divulgados nesta quarta-feira pelo Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) mostraram que a economia dos EUA declinou de forma generalizada desde outubro. O livro - um conjunto de indicadores da economia divulgado oito vezes por ano - traz um panorama sombrio das condições da maior economia do mundo.

Segundo o relatório, a atividade econômica recuou em todos os 12 distritos do Fed, que incluem regiões com grandes mercados como Nova York, Atlanta e Chicago. O estudo foi feito com informações recolhidas até o dia 24 de novembro. A inflação também mostrou desaceleração durante o período de produção do trabalho.

Além disso, o setor privado não-agrícola do país eliminou 250 mil vagas de outubro para novembro. O dado faz parte de relatório disponível na página eletrônica da ADP, empresa que processa folha de pagamentos. A consultoria Challenger, Gray & Christmas apontou o fechamento de 181 mil empregos no mês passado, uma alta de 148% em relação a novembro do 2007.

Entretanto, o setor de hipotecas mostrou crescimento. O número de solicitações de financiamento imobiliário subiu 112,1% na semana encerrada em 28 de novembro em relação à semana anterior. O indicador que mede esses pedidos foi de 404,4 para 857,7. As informações são dos bancos de hipoteca do país.

Mercados pelo mundo

Em Wall Street, por volta das 18h10 de Brasília, os indicadores se recuperavam, após iniciarem os negócios registrando perdas. Referência para Nova York, o indicador Dow Jones tinha alta de 0,63%, enquanto o índice eletrônico Nasdaq apresentava elevação de 1,39% e o indicador S&P 500 subia 0,80%.

Na Europa, a maior parte dos índices fechou em alta. O principal indicador do continente subiu ajudado por ações de farmacêuticas e do setor de telecomunicações. O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações européias, avançou 0,49%, a 829 pontos, após ter caído mais de 2,5% durante o pregão.

A quarta-feira terminou de forma positiva para os mercados asiáticos. Tóquio puxou a fila avançando 1,79%. Hong Kong e Xangai valorizaram 1,36% e 4,01%, respectivamente. Já Seul teve leve baixa de 0,05%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]