O Brasil alcançou, no ano passado, a terceira colocação no ranking dos maiores mercados de produtos de higiene e beleza, com R$ 17,3 bilhões em vendas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Esse crescimento é de 12,6% em relação a 2005, quando o Brasil ficou em quarto lugar. Em 2006, só ficou atrás de Estados Unidos e Japão.
O setor que tem recebido mais investimentos, em cerca de 800% nos últimos 12 meses, é o de maquiagem, um tipo de produto que o consumidor só começa a utilizar depois de comprar outros itens como desodorante, sabonete e xampu.
De acordo com o Pyxis, indicador de potencial de consumo do Ibope Inteligência, a classe B representa o maior consumidor de produtos de higiene e beleza com participação de 41,3% nas vendas. A classe C vem em segundo lugar com 31,5%, seguida da A com 18% e da D, com 8,8%. Já a classe E tem uma participação ínfima ainda, de 0,4%.
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