Para 95,6% dos brasileiros, o valor cobrado em impostos no Brasil é muito elevado, é o que revela pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em seis capitais.

CARREGANDO :)

O índice é ainda mais alto quando o quesito avaliado é a eficácia dos serviços oferecidos em troca dos impostos pelo poder público. Para 97,1% das pessoas consultadas, as cobranças são altas quando comparadas à qualidade dos serviços.

"Acho que a gente paga muito e os impostos não são destinados ao que eles deveriam ser", diz a enfermeira Lilian Rodrigues.

Publicidade

Os pesquisadores também constataram que poucos brasileiros sabem o quanto pagam realmente de impostos. 72,7% dos entrevistados não souberam responder o percentual comprometido do salário todo mês com o pagamento de tributos.

Aqueles que a gente conhece e outros que vêm embutidos nos preços dos produtos que consumimos diariamente. 53% do valor da gasolina são de impostos, taxas e contribuições, por exemplo. É assim com o microondas (59%), o aparelho de celular (40%), entre outros itens.

Veja também
  • Para empresários, guerra fiscal impede aumento das vendas do setor atacadista
  • Receita pode adotar medidas para manter arrecadação
  • PF prende quadrilha suspeita de fraudar R$ 200 milhões em ICMS