O sistema está disponível nos novos modelos de iPhone, mas pode ser baixado nas versões antigas compatíveis
O sistema está disponível nos novos modelos de iPhone, mas pode ser baixado nas versões antigas compatíveis| Foto: Bigstock

A Apple liberou nesta quinta-feira, 19, às 14 horas, o download do iOS 13, versão mais recente de seu sistema operacional, para atualização de iPhones e iPads. Entre as novidades está a atualização do modo escuro, que traz uma tela de fundo na cor chumbo para tornar a leitura mais agradável aos olhos. Além disso, essa opção deve ajudar a poupar bateria.

Os aplicativos Câmera e Fotos também passaram por mudanças, com novas funções de iluminação, mecanismos de organização mais dinâmicos e serviços de edição mais completos. Da mesma maneira, a edição de vídeos passou por reformulações. As inovações permitem que o usuário gire a tela, trate luz, aplique correção automática, além de diversas configurações que antes só eram aplicáveis a fotos.

O app Mapas ganhou uma versão mais realista e uma nova função, que permite listar locais que despertam interesse de visita. Por fim, o iOS 13 permitirá que o usuário escreva no teclado apenas arrastando os dedos, função conhecida como swipe. Apesar de já tradicional no sistema Android, ela chegou a Apple somente agora.