Vazamento de dados atingiu clientes do segmento de cartões
Vazamento de dados atingiu clientes do segmento de cartões| Foto: Divulgação/Banco Pan

O Banco Pan informou nesta sexta-feira (15) que sofreu uma invasão e teve vazados dados de clientes do segmento de cartões de crédito. A instituição afirma que não houve comprometimento de contas correntes nem acesso a dados completos de cartões ou senhas.

O banco encerrou o ano de 2021 com 17,1 milhões de clientes, segundo balanço publicado em fevereiro. Não foi divulgado, no entanto, quantos usuários tiveram informações expostas.

Segundo nota do banco, a invasão ocorreu a partir de uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia utilizada na central de atendimento a clientes de cartões de crédito. A empresa afirma ainda que o fornecedor foi notificado para correção da falha, que uma consultoria especializada independente foi contratada para analisar o caso e que “todas as autoridades competentes foram notificadas”.

“De acordo com a apuração em curso, já foi possível constatar que não houve comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema, ou invasão à infraestrutura do Banco, tendo sido confirmado, no entanto, que a exploração da vulnerabilidade permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível e saldo devedor, sem que tenham sido expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o Banco”, diz o comunicado.