Essa seria mais uma tentativa para aquisição dos insumos para o programa de imunização em massa contra a Covid-19 no Brasil.
Essa seria mais uma tentativa para aquisição dos insumos para o programa de imunização em massa contra a Covid-19 no Brasil.| Foto: BigStock

O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) zerou nesta quarta-feira (6) o imposto de importação para mais cinco produtos, entre eles seringas e agulhas. Os produtos passam a integrar a lista de reduções tarifárias temporárias com o objetivo de facilitar o combate à pandemia da Covid-19.

Na reunião, o Comitê também decidiu suspender o direito antidumping vigente em desfavor das importações brasileiras de seringas descartáveis originárias da China com validade até 30 de junho de 2021.

A redução do imposto de importação ocorre após o governo pedir a redução da alíquota, que atualmente estava em 16%. Na segunda (4), o governo restringiu a exportação de seringas e agulhas do Brasil. Uma portaria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) determinou que a venda destes produtos para outros países precisará de uma "licença especial".

Também nesta quarta o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a compra de seringas está suspensa até que os preços voltem à normalidade. Na última semana, o Ministério da Saúde conseguiu apenas 7,9 milhões, de um total de 331,2 milhões de unidades, em uma licitação para comprar seringas e agulhas.