Programa Verde Amarelo, de incentivo ao emprego, é aprovado na Câmara dos Deputados
Brasil criou quase 250 mil vagas de trabalho com carteira assinada em agosto de 2020, segundo o Caged.| Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Pesquisa da XP Investimentos mostra que 57% dos brasileiros têm a percepção de que as chances de manter o emprego nos próximos seis meses são grandes ou muito grandes. O número indica uma retomada da confiança após o período mais agudo da crise da Covid-19, voltando aos patamares registrados entre novembro de 2019 e março deste ano. Para 36% dos entrevistados, as chances de manutenção do trabalho no próximo semestre são pequenas ou muito pequenas.

Os entrevistados demonstraram preocupação em relação às próprias dívidas, ainda que os resultados se aproximem muito pela margem de erro. Para 29%, há perspectiva de as dívidas aumentarem nos próximos seis meses. Outros 35% acreditam que elas se manterão no mesmo patamar. Para 25%, elas devem diminuir e apenas 9% dos entrevistados não têm dívidas.

A pesquisa da XP Investimentos foi feita em parceria com o Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe). Foram ouvidas 1.000 pessoas em todo o país, por telefone, entre 8 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.