Larry Kudlow, diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA
Larry Kudlow, diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA| Foto: Jabin Botsford/The Washington Post

O diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Larry Kudlow, afirmou nesta sexta-feira (13) que a negociação de uma segunda fase do acordo comercial China-EUA "começa imediatamente". Durante entrevista à rede CNBC, Kudlow não se comprometeu com um eventual calendário para a conclusão da fase 2, mas celebrou o "ótimo acordo" fechado com os chineses e que deve entrar em vigor em breve.

Kudlow avaliou que o acordo comercial entre as potências deve melhorar a confiança. Segundo ele, as pessoas devem acreditar que a fase 1 já está concluída, embora Kudlow tenha lembrado que haverá algumas semanas para resolver trâmites até que ela entre em vigor.

Questionado sobre o montante de compras agrícolas da China, que poderiam ficar entre US$ 40 bilhões e US$ 50 bilhões após o acordo, Kudlow disse que esse avanço pode ocorrer ao longo de dois anos. "Os chineses acham que é factível [chegar a esse patamar]", afirmou. Sobre questões de transferência de tecnologia e propriedade intelectual, comentou que é preciso "ver se a China mantém sua palavra".