Avião 737 MAX da Boeing operado pela Gol
Avião 737 MAX da Boeing operado pela Gol| Foto: Divulgação

A Gol vai voltar a voar com o modelo 737 Max a partir desta terça-feira (7). Os passageiros, no entanto, poderão remarcar o bilhete caso não se sintam seguros em viajar no avião. O retorno acontecerá com dois dos sete modelos da aeronave que a empresa tem e em rotas nacionais, pois a companhia não está operando voos internacionais por causa da pandemia da Covid-19.

Depois dos acidentes, os Boeing 737 Max tiveram a operação suspensa pelas agências de aviação de todo o mundo em março de 2019, depois de dois aviões desse modelo, um da Ethiopian Airlines e outro da Lion Air, da Indonésia, terem caído, matando um total de 346 pessoas.

Após uma série de medidas adotadas pela fabricante e pelas empresas aéreas, a FAA, autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, liberou a volta do avião em 18 de novembro. No Brasil, o retorno do 737 Max foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação (Anac) no dia 25 de novembro.

De acordo com a Gol, os aparelhos seguem com o nome 737 Max 8 na parte externa, abaixo da janela da cabine do piloto, e haverá informação aos passageiros no momento da compra da passagem de que a rota poderá usar um modelo 737 Max. Ao confirmar que a viagem será com o modelo, e o passageiro não quiser seguir, será feita remarcação sem custos. As outras cinco aeronaves Gol do modelo, no entanto, devem voltar a ser operadas até o fim do mês.