Executivo do Facebook defenderá Libra no Senado americano
Executivo do Facebook defenderá Libra no Senado americano (Foto: Pixabay)| Foto:

A Associação Libra, que regulará a moeda digital do Facebook, não tem intenção de formular política monetária nem competir com bancos centrais e com moedas soberanas, segundo o responsável pelo projeto da criptomoeda, David Marcus. A afirmação consta do depoimento que Marcus dará ao Comitê de Atividades Bancárias do Senado dos EUA nesta terça-feira (16), cujo texto foi divulgado nesta segunda (15).

Atual vice-presidente de serviços de mensagens do Facebook, o responsável pela Libra afirma concordar com a opinião do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, sobre a necessidade de um processo de implementação "paciente e minucioso" da moeda digital.

No texto divulgado, Marcus explica que a regulação da moeda digital será feita por órgão independente, formado por empresas privadas, organizações multilaterais, ONGs, entidades sem fins lucrativos e órgãos acadêmicos e terá a definição de políticas para combater seu uso para lavagem de dinheiro e financiamento de atos terroristas, entre outras questões de segurança nacional. O executivo afirma também que as informações coletadas não serão compartilhadas com o Facebook e, consequentemente, não serão monetizadas ou utilizadas para o direcionamento de propagandas.