Mourão
O vice-presidente, Hamilton Mourão.| Foto: Adnilton Farias

Após a vitória política do governo ontem com a eleição de Arthur Lira (PP-AL), na Câmara, e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), no Senado, o vice-presidente Hamilton Mourão disse na manhã desta terça-feira (2), que os novos presidentes se mostraram comprometidos em avançar com a pauta de ajuste fiscal do País.

"Pelas palavras de ambos (Lira e Pacheco) ontem, ambos se apresentaram comprometidos em fazer o avanço da pauta que é necessária para que o Brasil consiga solucionar a questão fiscal ou pelo menos encaminhar a questão da solução fiscal", observou Mourão ao chegar à sede da Vice-Presidência no Palácio do Planalto. Ele citou como exemplo de questões pendentes no Congresso as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) Emergencial e do Pacto Federativo.

Sobre o avanço da pauta de reformas, reforçada ontem por Lira e Pacheco em seus discursos, Mourão opinou que a prioridade é a mudança do sistema tributário brasileiro. "Na minha opinião, a questão tributária é mais urgente até do que a questão administrativa." Em declarações anteriores, Arthur Lira sinalizou pretender dar prioridade à reforma administrativa.

Em relação ao apoio do governo ao líder do Centrão e à prática do "toma lá, dá cá" envolvendo cargos, Mourão voltou a dizer que "a gente tem que saber trabalhar com as peças que estão aí no tabuleiro".