Nota fiscal São Paulo, Nota do Milhão São Paulo.
Plataforma para emissão de notas fiscais de São Paulo está fora do ar desde o último dia 13, segundo relatos de usuários.| Foto: Reprodução.

O sistema para emissão de notas fiscais da prefeitura de São Paulo está fora do ar desde o último final de semana e afeta cerca de 1,3 milhão de prestadores de serviços que utilizam a plataforma. Alguns usuários do "Nota do Milhão", como é conhecido o programa, relataram nas redes sociais que a instabilidade ocorre desde sábado (13). O problema na plataforma pode atrasar o pagamento de trabalhadores que precisam apresentar comprovação fiscal de serviços prestados dentro dos períodos determinados.

A Secretária Municipal da Fazenda informou que a infraestrutura do banco de dados do sistema da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica passou por manutenção no fim de semana e começou a apresentar lentidão e instabilidade na segunda-feira (15). Segundo a prefeitura paulista, técnicos trabalham para resolver o problema, mas ainda não há uma previsão exata para o retorno das emissões.

"Apesar dos eventuais transtornos operacionais que o problema da instabilidade do sistema possa acarretar aos prestadores de serviço, os contribuintes têm um prazo de dez dias para emissão da nota, logo poderão fazê-la quando da normalização do acesso", diz a nota da Secretaria. Além do site, o aplicativo do Nota do Milhão e o aplicativo MEI Nota Fácil também estão fora do ar e apresentam mensagem dizendo que o sistema está em manutenção. Com informações dos portais G1 e UOL.