A Telefônica Brasil é a dona da Vivo
A Telefônica Brasil é a dona da Vivo| Foto: Pixabay

O presidente da Telefônica Brasil, Christian Gebara, afirmou nesta quarta-feira, 18, que a companhia está pronta para participar do leilão de 5G, independente de possíveis adiamentos.  Antes previsto para ocorrer em março de 2020, há indícios de que o evento possa ainda demorar a acontecer.  “A companhia está pronta para participar se for em março ou em outra data”, disse.

Gebara também mencionou a sinalização do governo federal de que o leilão não terá viés de maximizar a arrecadação para os cofres públicos com a venda das faixas de frequência. Em vez disso, segundo ele, deve ser priorizada a definição de obrigações de investimento às empresas para levarem a tecnologia 5G a mais cidades.

O presidente da Telefônica disse, ainda, que a companhia começará a trabalhar desde já para migrar do regime de concessão para autorização no campo da telefonia fixa. No entanto, ponderou que não há data prevista para a concretização dessa medida, uma vez que o novo marco regulatório acabou de ser aprovado no Senado e ainda precisa ser regulamentado pela Anatel e validado pelo TCU.