Especialmente a presença do inglês e do espanhol impacta diretamente o salário dos profissionais brasileiros
Especialmente a presença do inglês e do espanhol impacta diretamente o salário dos profissionais brasileiros| Foto: Bigstock

Uma pesquisa realizada pelo site Catho identificou a relação existente entre o domínio de um terceiro idioma e o salário recebido, de acordo com a função desempenhada. Segundo o levantamento, o conhecimento de três línguas chega a aumentar o salário em até 112% em cargos de direção, supervisão ou coordenação. No caso de analistas, o ganho chega a ser 61% maior. Para profissionais especialistas graduados, 56%. Para consultores, o ganho pode ser de 17% do valor.

O gerente da Catho Educação, Fernando Gaiofatto, explica a demanda atual pelo terceiro idioma. Segundo ele, apenas o inglês já não impressiona as grandes empresas, principalmente na disputa por cargos de gestão. “Depois do inglês, o espanhol é a língua mais utilizada na maioria dos países e também a segunda mais exigida pelos recrutadores em empresas multinacionais. Recrutar esse profissional é uma conquista 'completa', pois ele está mais do que apto para produzir relatórios, participar de conferências internacionais e reuniões com estrangeiros", afirma.