Shopping em Curitiba: alta de vendas no Natal 2019 é fake news, diz Ablos, entidade que reúne marcas como TNG, Mr. Officer, Doctor Feet, Casa do Pão de Queijo e SideWalk.| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) divulgou em nota que "contesta e repudia" os dados publicados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), que apontou uma alta de 9,5% nas vendas do Natal em 2019, comparado a 2018. A Ablos reúne lojas de pequeno e médio porte e parte dos varejistas alega não se sentir representada pelos números apurados.

"A pesquisa da Alshop é falsa, é fake news. Ela está gerando desconforto e revolta entre os lojistas", disse Tito Bessa Júnior, presidente da Ablos e da rede de moda TNG. "Nós nos preparamos para termos um Natal melhor do que nos anos anteriores, mas isso não aconteceu, infelizmente". Em sondagem com seus associados, informa Bessa, 70% afirmaram que as vendas natalinas de 2019 foram iguais ou piores do que as de 2018, enquanto só 30% disseram que as vendas melhoraram. A Ablos tem 100 associados, entre eles TNG, Barred's e Mr. Officer (vestuário), Doctor Feet (serviços), Casa do Pão de Queijo (alimentação) e SideWalk (calçados), e respondem por 60% das lojas dos shoppings no País.

Em resposta às críticas da Ablos, a Alshop nega a falta de representatividade. A instituição existe há 25 anos e reúne 54 mil lojistas. A Ablos foi fundada no começo de 2019 após um racha com a Alshop.

Publicidade