Semicondutores
Falta de semicondutores para indústria automotiva foi um dos fatores que influenciaram desempenho fraco do PIB.| Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

A falta de chips semicondutores derrubou a venda de veículos novos no país pelo quarto mês seguido, causando o pior resultado para o mês de setembro dos últimos 16 anos, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No mês passado foram vendidos 155.083 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, valor 10,2% menor se comparado a agosto e 25,3% inferior a setembro de 2020.

No acumulado do ano, porém, os resultados são melhores do que os atingidos do ano passado, início da pandemia.  Ao longo de 2021 foram vendidos 1,57 milhão de veículos, número 14,8% maior se comparado ao mesmo período de 2020. “A falta de veículos novos, em função da escassez de componentes na indústria, é um fenômeno global, que atinge outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. Vivemos, hoje, possivelmente, o ponto mais crítico dessa crise de abastecimento de veículos, mas acredito que, nos primeiros meses de 2022, teremos uma clareza maior sobre a resolução do problema”, afirma Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.