• Carregando...

A inadimplência do consumidor subiu 8,2% em setembro, na relação com o mesmo mês de 2011. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (10).

Na comparação mensal (setembro ante agosto) a inadimplência caiu 1,9% e registrou a quarta e maior queda mensal no ano.

No acumulado do ano (de janeiro a setembro), a inadimplência cresceu 15,3%, menor que a alta de 23,4% ocorrida no período acumulado de janeiro a setembro de 2011.

Segundo análise dos economistas da Serasa Experian, a queda na análise mensal é resultado de um período positivo para o consumidor - em consequência de juros mais baixos no crédito, intensificação da portabilidade de dívidas, maior interesse em renegociar dívidas, lotes recordes de restituição do Imposto sobre a Renda, antecipação da 1ª parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas e, mais recentemente, a redução dos juros no rotativo do cartão de crédito.

Já a alta no acumulado do ano confirma o menor ritmo de crescimento da inadimplência do consumidor, considerando duas conjunturas econômicas distintas. Segundo a Serasa, nesse mesmo período de 2011, os juros no crédito eram mais elevados, a inadimplência crescia e o comprometimento da renda do consumidor seguia na mesma direção, ao contrário do atual momento da economia brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]