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Com o número de celulares já maior que o de habitantes no Brasil, a Cielo e a Redecard, as duas maiores credenciadoras de cartões de crédito do país, preparam-se para entrar na era dos pagamentos móveis, em que o aparelho celular toma o lugar do plástico.

Na corrida para assegurar um lugar neste mercado, que deverá movimentar cerca de US$ 100 bilhões na América Latina até 2015, a Cielo saiu na frente e anunciou na quarta-feira a criação de uma empresa, em parceria com a operadora Oi e o Banco do Brasil. O novo grupo começa a operar em abril de 2011. A empresa de pagamentos Paggo, da Oi, e a Cielo formarão uma parceria que fará captura, transmissão, processamento e liquidação financeira de transações comerciais pagas via celular. Segundo um executivo da Oi, a meta é adicionar um milhão de clientes ao sistema por mês. As compras via celular envolvem o envio de uma mensagem via SMS para o comprador, que identifica-se com sua senha e autoriza a transação. As mensagens trocadas não serão cobradas pela operadora.

Num movimento semelhante, Itaú Unibanco e TIM assinaram acordo para oferecer cartões de crédito exclusivos para os clientes da operadora, que pode evoluir para a criação de novos produtos. Com os cartões, TIM e Itaú poderão explorar sinergias entre produtos financeiros e serviços de telefonia. As empresas, porém, ainda não divulgaram quais seriam as vantagens para os clientes. Segundo as informações, elas esperam lançar o primeiro produto nos próximos me­­ses, sem data definida. Os cerca de 46 milhões de clientes TIM poderão optar pelo cartão Itau­card nas bandeiras Visa ou Mas­tercard. Os planos da Redecard no segmento ainda não foram divulgados.

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