• Carregando...

A Jato Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulgou nesta segunda-feira (9) o balanço dos veículos vendidos mundialmente no 1º semestre de 2010. A China segue na liderança da indústria automobilística mundial com crescimento de 54% em comparação ao mesmo período de 2009. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com aumento de 17%, e Japão, com alta de 21%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

Neste contexto, o Brasil ficou na quinta colocação do ranking mundial, com crescimento de 7% nas vendas de veículos nos seis primeiros meses de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram comercializadas 1.494.981 unidades este ano, contra 1.393.892 no primeiro semestre de 2009. A Alemanha continua em quarto lugar, apesar da queda de 27% nas vendas.

"Teremos um ano bastante disputado pela quarta posição no ranking mundial", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil. "Com o final dos incentivos, a Alemanha vem caindo mês a mês e, apesar do nosso crescimento, precisamos ficar de olho na França que volta a reagir e praticamente mantém um crescimento constante nestes últimos meses."

França e da Itália ocupam a 6ª e 7ª posição, respectivamente, seguidos pela Índia, a 8ª, que apresentou aumento de 37% nas vendas. A Rússia, pertencente ao grupo dos quatro principais países emergentes do mundo (Bric), retoma a posição entre os 10 maiores mercados automotivos.

Desempenho das marcas

Apesar da crise que enfrenta em todo mundo, a Toyota manteve a liderança em vendas no 1º semestre de 2010, seguido pela Ford e Volkswagen. "Toyota mostra sua força e mantém a liderança mundial, mesmo com os problemas que enfrentou nos Estados Unidos, a reação e profissionalismo da marca deixa claro que não vai ser fácil tomar esta posição dela", diz Augusto.

Destaque também para a sul-coreana Kia, que figura entre as 10 primeiras marcas, após ter um incremento de 29,26% nas vendas do primeiro semestre de 2010, e a Chevrolet que apresentou crescimento de 32,44% e subiu para a quarta colocação. "A Chevrolet mostra que os investimentos em marketing e produto dão retorno e cresce bem acima da média dos cinco maiores. Se continuar com este foco deverá fechar ano em 2º lugar", acrescenta Augusto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]