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Amaciante, leite condensado, cereal e maionese passaram a fazer parte da lista de compras dos mais pobres neste ano, segundo pesquisa divulgada pela consultoria LatinPanel, especializada em varejo. De janeiro a setembro de 2008, as classes D e E (com renda de até quatro salários mínimos) consumiam 30 itens não duráveis ao mês. Até o terceiro trimestre deste ano, houve incorporação dos quatro produtos citados.

O avanço no desembolso médio dessa faixa de renda também cresceu mais que a média: 18%, ante 13% das classes A, B e C. Christine Pereira, di­­­retora-comercial da Latin Panel, afirma que o crescimento da renda, a queda da inflação dos alimentos e as ações sociais do governo aumentaram o poder de compra das famílias de baixa renda.

A diversificação do consumo ocorreu também nas classes mais abastadas. De acordo com a pesquisa, cresceu a venda de itens com maior valor agregado e com apelo à vida saudável, como margarinas que prometem ajudar a combater problemas do coração, iogurtes funcionais e bebidas à base de soja.

A pesquisa da LatinPanel de­­tectou que os brasileiros estão comprando mais em hipermercados. As compras para abastecer a casa – feitas em maior quantidade – crescem mais que a mera reposição de mercadorias. O aumento é de 19% e 17%, respectivamente.

O gasto médio nos hipermercados, levando em conta todas as faixas de renda, passou de R$ 29,05 de janeiro a setembro de 2008 para R$ 31,77 em iguais meses deste ano. Nos atacadistas, os valores oscilaram de R$ 35,95 para R$ 43,41.

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