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DICAS

Ao conversar com alguém, tente ouvir tanto quanto falar. Monólogos tendem a ser muito cansativos;

- Nas relações de trabalho, verifique se você não tem sido muito inflexível. Em ambientes profissionais, a convivência entre pessoas com diferentes pensamentos é muito comum e flexibilidade é fundamental;

- Cuide para não enviar muitos e-mails para seus colegas, restringindo-se aos essenciais. Lotar a caixa dos outros com e-mails irrelevantes, faz com que os que tenham conteúdo realmente importante, sejam ignorados;

- Deixe assuntos pessoais para a hora do almoço. Contar todos os passos do seu marido, ou relatar as peripécias de seu filhinho de 2 anos na hora do expediente, faz com que as pessoas se desconcentrem, e nem sempre elas estão interessadas nesses assuntos;

- Por fim, observe a duração de suas amizades. Se aquele seu amigo já não te convida mais para happy hour com tanta frequência, aparentemente sem motivo algum, está na hora de repensar todas as suas atitudes.

Não existe coisa mais chata que ter de almoçar com aquela pessoa que não para de reclamar da vida. Pior ainda ter de trabalhar ao lado daquele colega que não percebe o quão inconveniente é. Pois é justamente sobre essas pessoas, os chatos das corporações, que vou falar hoje. Afinal, será que eles percebem um terço de suas chatices? Bom, começo, então, convidando-os para uma reflexão, na tentativa de descobrirmos se somos, ou não, chatos perante a percepção alheia.

Primeiramente, reflita sobre como as pessoas têm se comportado ao seu lado. Repare se é comum os outros se afastarem quando você começa a contar alguma história. Pondere sobre a forma que as pessoas respondem a seus e-mails, se são concisas de mais ou se, simplesmente, não respondem. Algumas dessas situações podem ser sinais de que você está, realmente, sendo extremamente chato.

Conversas fora de hora

Concordo que é cansativo trabalhar o tempo inteiro sem se distrair em nenhum momento. E uma das formas de distração que encontramos, durante um dia de trabalho, é conversar com nossos colegas sobre assuntos diversos. Contamos sobre uma festa que fomos, um acontecimento inusitado, ou mesmo, uma roupa nova que compramos. Porém o cuidado que devemos tomar é sobre a receptividade do nosso interlocutor. Nem sempre as pessoas estão predispostas a ouvir sobre nossos assuntos pessoais. E, mesmo que o ouvinte se interesse pelo assunto que você quer abordar, pode ser que naquele momento ele esteja altamente concentrado e não possa te dar ouvidos. É fundamental saber entender os sinais da pessoa que nos escuta, para sabermos a hora certa de parar e mudar de assunto, ou voltar pra nossa mesa. A dica principal, nesse caso, é tentar manter um diálogo, pois, a partir do momento em que se torna um monólogo, significa que você está incomodando.

E-mails

Já falei anteriormente sobre os cuidados com os e-mails, mas acredito ser importante ressaltar o que nos torna inconvenientes quando o assunto são as mensagens eletrônicas. É extremamente impróprio mandar 1 milhão de e-mails para a mesma pessoa. Alguns profissionais, na tentativa de se promover como eficientes, encaminham e-mails sobre seus feitos profissionais para várias pessoas. Muitas vezes, o assunto diz respeito a dois ou três colegas, mas esses profissionais copiam todos os chefes e pessoas que possam estar envolvidas de alguma forma, mesmo que remotamente. Tempo é uma das questões mais difíceis de administrar no trabalho. Se atrapalharmos nossos colegas, enchendo-os de mensagens para ler, logo seremos taxados como chatos. E o resultado disso é o descrédito em que caem nossas informações.

Feedbacks sempre negativos

É claro que se um trabalho vem sendo mal executado, a crítica deve ser feita. Porém chamo atenção para as pessoas que só sabem se manifestar para criticar negativamente o trabalho alheio. Confesso que, na maioria das vezes, essas pessoas têm a intenção de ajudar com a melhoria desses trabalhos. Porém como elas só aparecem para reclamar, acabam se tornando chatas. Como se elas fossem capazes de se comunicarem apenas para dizer coisas negativas. Sugiro a essas pessoas que olhem mais para seu próprio trabalho. Uma coisa é criticar construtivamente, outra bem diferente é criticar por criticar.

Faça você mesmoFelizmente somos todos diferentes e, por isso, vivemos em ritmos completamente distintos uns dos outros. Uma das principais atribuições de um líder é delegar funções. Porém tem muita gente que não possui cargos de chefia por aí que só sabem pedir aos outros que façam seus trabalhos por eles. Pessoas que não conseguem desempenhar nenhuma função sem pedir auxílio. Trabalhar em equipe é extremamente importante, porém deixar que todos façam por você é chatíssimo. E o mesmo vale para os chefes, pois, por mais que eles tenham livre arbítrio para delegar atividades, há coisas que eles mesmos deveriam fazer. Nada pior que aquela pessoa que não levanta da mesa nem para pegar as coisas. Aliás, o ditado já dizia que "se quer fazer bem feito, faça você mesmo".

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TESTE

Você é um chato? Responda SIM ou NÃO às questões e descubra:

1. Atenção aos detalhes é muito importante, mesmo que tenha de perder um pouco mais de tempo.

( ) SIM ( ) NÃO

2. Muitas vezes me percebo interrompendo as pessoas quando elas estão me contando algo para contar com uma história.

( ) SIM ( ) NÃO

3. Já me disseram que falo alto ao telefone, mas não concordo.

( ) SIM ( ) NÃO

4. Costumo parar ao lado da mesa dos meus colegas para bater-papo.

( ) SIM ( ) NÃO

5. Sou o rei das "pegadinhas". No escritório ninguém escapa.

( ) SIM ( ) NÃO

6. Normalmente percebo que nas reuniões sou quem mais fala.

( ) SIM ( ) NÃO

7. Adoro uma fofoca! Sempre que sei de algo novo, vou contar para todo mundo.

( ) SIM ( ) NÃO

8. Como meu o dia a dia é corrido, costumo fazer as refeições na mesa de trabalho.

( ) SIM ( ) NÃO

9. Gosto de trabalhar com música e por isso sempre deixo um "sonzinho" ligado para me concentrar melhor.

( ) SIM ( ) NÃO

10. Não entendo porque as pessoas no escritório sorriem tanto.

( ) SIM ( ) NÃO

11. Minhas histórias são longas e cheias de detalhes e é por isso que são interessantíssimas.

( ) SIM ( ) NÃO

12. Trabalho é importante, por isso, costumo ligar para meus colegas a qualquer horário para resolver situações de trabalho.

( ) SIM ( ) NÃO

13. Fico muito irritado quando alguém faz alguma piada comigo.

( ) SIM ( ) NÃO

14. Procuro ter uma relação íntima com os meus colegas de trabalho.

( ) SIM ( ) NÃO

Se você respondeu SIM a pelo menos metade destas questões, preste a atenção se as pessoas não estão lhe evitando ou fazendo cara feia quando você está perto. Existem grandes chances de você ser um chato.

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