Maria do Carmo: controle rígido das aplicações facilita declaração.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Considerada uma das etapa mais difíceis da declaração de Imposto de Renda, o detalhamento de aplicações financeiras deve ser feito com cuidado e exige o registro inclusive de investimentos isentos, como caderneta de poupança e letras de crédito. Demandam atenção especial os negócios de renda variável, como ações na Bolsa.

CARREGANDO :)

A inclusão de aplicações livres do imposto precisa ser feita para não haver divergências com as informações prestadas por bancos e corretoras de valores, além de ser um instrumento útil para explicar eventuais crescimentos patrimoniais, evitando problemas com a malha fina. As informações referentes a esses investimentos devem ser preenchidas no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” do programa da Receita Federal.

O contabilista Luiz Fernando Martins Alves destaca que, neste ano, o Fisco está mais rigoroso, exigindo que seja informado também o CNPJ da instituição financeira que intermediou a venda do produto financeiro. “Isso é um indício de que as informações presentes na declaração serão mais fiscalizadas pela Receita, que sempre se esforça para fazer cruzamento de informações junto às fontes pagadoras.”

Publicidade

Para não cometer erros, é fundamental que o contribuinte tenha em mãos o informe de rendimentos que bancos e corretoras precisam emitir. Se não tiver recebido o documento, é necessário se orientar sobre as formas de obtê-lo – no caso de bancos, é comum que o serviço seja oferecido em caixas eletrônicos.

Outra recomendação é não corrigir, no campo “Bens e Direitos”, o valor da aplicação financeira, com base na eventual valorização do período. A correção do montante deve ser feita somente no ato da venda, no campo específico para o registro do rendimento do título.

Renda variável

Outro passo importante é separar as aplicações entre ativos de renda fixa e de renda varável. Os primeiros, como títulos de Tesouro Direto e Certificados de Depósito Bancário (CDB), têm retenção de imposto na fonte e devem constar na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Os segundos têm dinâmica mais complexa. A venda de ações e de ativos financeiros, como ouro, é isenta se apresentar ganho mensal inferior a R$ 20 mil. Caso ultrapasse esse limite, a alienação é tributada em 15%. Operações conhecidas como Day-Trade, que consistem na compra e venda de papéis em um mesmo dia, são taxadas em 20%. Já os dividendos são isentos.

Publicidade

O imposto sobre essas negociações deve ser recolhido mensalmente, no último dia útil do mês seguinte à cessão do ativo. Por isso, o programa da Receita apresenta abas para registros mensais das operações. “Quem aplica em bolsa precisa ter controle mês a mês do resultado das aplicações. Se não recolher o imposto mensalmente, vai arcar com juros e multa”, alerta a coordenadora do projeto Amansando o Leão, da FAE, Maria do Carmo Ehlke.

O acionista pode reduzir a tributação sobre os ganhos incluindo os custos com taxas de corretagem no valor da compra. Também é possível usar perdas mensais para compensar ganhos verificados nos meses subsequentes.

75% dos contribuintes paranaenses ainda não fizeram a declaração

Cerca de 1,2 milhão de contribuintes do Paraná ainda não entregaram a declaração de Imposto de Renda deste ano, segundo a Receita Federal. O órgão recebeu, até esta terça-feira (7), pouco mais de 440 mil declarações no estado, que correspondem a 25% do esperado. O número é inferior à média nacional, que aponta aproximadamente 28% de declarações entregues.

Os escritórios de contabilidade esperam que a procura de clientes cresça e se concentre nas duas semanas que antecedem o fim do prazo, que é o dia 30 deste mês. O contabilista Luiz Fernando Martins Alves diz que boa parte dos escritórios deve seguir trabalhando no feriado de 21 de abril e indica a data como uma boa oportunidade para que os contribuintes façam a declaração. Coordenadora do projeto Amansando o Leão, da FAE, Maria do Carmo Ehlke recomenda que o contribuinte se antecipe à data limite (30 de abril) e evite problemas. “É perigoso deixar para o fim do prazo porque pode faltar algum documento e, assim, fica difícil fechar a declaração. Às vezes, é preciso entregar o arquivo em aberto, para, depois, retificá-lo.” (RC)