• Carregando...

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (25) que a melhoria da qualidade do serviço de telefonia móvel ainda vai demorar a ser percebida pelos usuários. "Os problemas levarão meses para serem solucionados e nós não temos a pretensão de proibir as vendas durante esse tempo todo", afirmou.

Segundo ele, o governo espera que as companhias apresentem um plano com "início, meio e fim" para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicando as medidas que tomarão para satisfazer o usuário.

"Não temos expectativa de que rapidamente vamos resolver todos os nossos problemas. Mas é possível apontar soluções, os caminhos, assumir compromissos públicos e a partir daí executar um plano", completou.

Na tarde desta quarta, o ministro recebeu o presidente-executivo do Grupo Telecom Itália, Franco Bernabè, para conversar sobre a estratégia da empresa, dona da TIM, de solucionar o problema.

Representantes da Oi também pediram uma audiência com o ministro, que está marcada também para esta quarta. A Claro, a outra companhia punida pela Anatel, também já esteve no ministério, na segunda-feira.

Suspensão das vendas

As três operadoras tiveram as vendas de novos serviços suspensas pela Anatel desde a última segunda-feira, como punição pelo aumento acentuado nas reclamações dos consumidores nos últimos meses. Entre os principais problemas, estão a interrupção das chamadas, falta de sinal para ligações e conexão e atendimento ineficiente dos call centers.

Foi proibida uma operadora por estado, sempre aquela com o maior índice de reclamação da região, de acordo com critérios da Anatel. Em contrapartida, as companhias ficaram obrigadas a apresentar um novo plano de investimentos, em até 30 dias, para a melhora da infraestrutura e dos serviços.

A Claro e a TIM já entregaram o documento em encontros realizados com representantes da Anatel entre o final da semana passada e início desta, mas a agência solicitou melhorias e maiores detalhes a ambas.

A Oi, que esteve reunida com agentes da Anatel na sexta-feira passada, informou que designou uma comissão interna para o assunto e deve entregar uma versão preliminar de seu plano ainda esta semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]