• Carregando...

A derrota do Brasil para a França por 1 a 0, com a conseqüente eliminação da nossa seleção da Copa 2006, repercutiu de várias maneiras nos sites do principais jornais do mundo. Entre os vários pontos destacados, a atuação de Zidane foi o mais comentado, além da lembrança da derrota brasileira na Copa de 1998.

No Brasil, a grande justificativa foi a apatia, e o futebol sem alegria apresentado pela nossa seleção. No site da revista Placar a manchete rememorava a final da Copa de 98: "Zidane e cia. eliminam a Seleção mais uma vez". No site do jornal Lance a manchete dizia: "Com futebol triste, Brasil sai da Copa".

Já a Gazeta Esportiva lamentava a falta de brilho do futebol brasileiro: "Apático, Brasil repete erros, perde da França e vê o hexa ser adiado". Por fim, o site Globo Esporte resumiu a derrota brasileira com maestria: "2006 acabou. 1998 não tem fim".

Ainda na América Latina, o jornal Olé, da Argentina, o destaque foi a participação do veterano Zidane. "Viejo es el viento" era a manchete de um texto que dizia ter sido um erro duvidar da capacidade do meia francês. "Y todavía sigue soplando. Pensar que a Zidane le pedían la jubilación... Menos mal. Dio una lección de fútbol y el equipo de Domenech eliminó al pentacampeón". Outro site argentino, do jornal La Nacion, dizia em espanhol, mas para fácil entendimento de todos os brasileiros: "Francia lê mostro el jogo bonito".

Na Espanha o assunto era um só: Zidane. No jornal "As" a manchete "O Rei Zidane" dava o tom do texto que se seguia. "Zinedine Zidane, con una memorable exhibición de fútbol, enseñó el camino de la victoria a Francia, que realizó un gran partido y fue claramente superior a Brasil". Em resumo, Zidane fez uma exibição memorável e a França foi muito melhor que o Brasil. Na Itália, o jornal La Gazzetta Dello Sport fala que Henry manda o Brasil para casa: "Henry manda a casa il Brasile".

Na frança, o Le Monde trata o assunto com profissionalismo. "Les Bleus font Chuter lê Brésil", ou seja, "Os azuis derrubam o Brasil". Na seqüência o texto fala da grande exibição de Zidane e exalta o gol da vitória marcada por Henry. No site da revista France Football, o título era: "La France et le Portugal dans le dernier carré". Politicamente, "França e Portugal disputam o ‘quadrado final’ (semifinais)".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]