| Foto: CHINA DAILY/REUTERS

O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) anunciou cortes nas taxas básicas de juros e uma redução no compulsório bancário. As taxas de juros de empréstimos e depósitos de um ano foram cortadas em 0,25 ponto porcentual, para 4,35% e 1,50%, respectivamente. Esse é o sexto corte de juros anunciado pelo PBoC desde novembro do ano passado.

CARREGANDO :)

O PBoC também removeu o limite sobre as taxas de depósitos para bancos comerciais e cooperativas rurais, um movimento importante em direção à promessa do governo da China de liberalização das taxas de juros.

Além disso, o banco central chinês cortou em 0,5 ponto porcentual, para 17,5%, a proporção de reservas compulsórias dos bancos. Para algumas instituições, porém, o corte foi ainda maior. O PBoC disse que haverá um corte extra de 0,5 ponto porcentual para alguns bancos, com o intuito de apoiar as pequenas empresas e o setor agrícola.

Publicidade

As especulações sobre um iminente corte de juros na China já circulavam há semanas entre os participantes dos mercados financeiros, tendo em vista os sinais de fraqueza que a economia chinesa vinha demonstrando em indicadores recentes. No entanto, o momento do anúncio foi inesperado. As decisões têm efeito a partir deste sábado.

Veja também
  • Afetada pela alta do dólar, Vale tem prejuízo de R$ 6,66 bilhões no 3º trimestre
  • Taxa de desemprego fica em 7,6% em setembro, o maior nível para o mês em seis anos