Apesar de as importações brasileiras terem caído de forma expressiva no primeiro trimestre, a alta do dólar fez aumentar a participação dos produtos industrializados estrangeiros no consumo nacional neste período. É o que aponta indicador divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (14).

CARREGANDO :)

Renda dos trabalhadores desacelera e afeta vendas dos supermercados

Em março, as vendas do setor supermercadista recuaram 2,4% em relação a igual período do ano passado, a segunda queda consecutiva nesta comparação

Leia a matéria completa

O chamado coeficiente de penetração das importações, que mede essa participação, subiu para 22,35% no primeiro trimestre, alta de 0,6 ponto percentual em relação ao observado no mesmo período do ano anterior.

Publicidade

Nos primeiros três meses de 2015, as importações totais do país caíram 13%, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Considerando apenas os produtos industrializados, a queda foi de 11%.

Veja também
  • Vendas no varejo caem em março e fecham 1º tri com pior resultado em 12 anos

Renato da Fonseca, gerente de pesquisa e competitividade da CNI, afirmou que o câmbio explica a aparente contradição entre recuo das importações e aumento da participação dos importados.

“O valor das importações em dólar caiu, mas o gasto em reais aumentou por causa da desvalorização cambial”, afirmou.

Sua expectativa é que, neste segundo trimestre, em que o câmbio tem apresentado maior estabilidade, haja uma queda do peso das importações no consumo nacional.

Publicidade

O coeficiente das exportações da indústria ficou estável no primeiro trimestre, em 19,1%. Para Fonseca, o indicador mostra a dificuldade da produção nacional em competir no mercado global, mesmo com o câmbio mais favorável às vendas externas.

“O câmbio dá um refresco, mas temos que avançar mais na redução do custo Brasil”, afirmou o economista.