Cidade conta hoje com 14 shoppings.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O curitibano vai, em média, quatro vezes por mês a um shopping center. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os centros comerciais instalados em Curitiba recebem 7,5 milhões de visitas – o que, dividido pela população da cidade, de 1,75 milhão de habitantes, resulta em uma média de 4,3 visitas por habitante.

CARREGANDO :)

A média curitibana é alta quando comparada à do país e do estado. No Brasil, são 431 milhões de visitas por mês a um shopping, pouco mais de duas por habitante. Parte da diferença é explicada pelo acesso aos centros comerciais, que estão instalados em cerca de 200 municípios no país. No Paraná, são 17,5 milhões de visitas por mês, menos de duas por habitante.

Publicidade

Atualmente, Curitiba tem 14 shoppings, quase a metade dos 31 instalados no Paraná. Além da capital, outras sete cidades paranaenses contam com um centro comercial instalado e outras duas têm centros em construção. Em Curitiba três projetos estão previstos para a região da Linha Verde e devem entrar em operação nos próximos três anos.

A Abrasce projeta que serão inaugurados 25 shoppings no país neste ano, quatro deles já em operação. “Há bastante espaço para crescer, inclusive em Curitiba e no Paraná”, diz Glauco Humai, presidente da associação. Segundo ele, o estado tem hoje um índice de 6,2 metros quadrados de área locável em shoppings para cada grupo de 100 habitantes. “Esse número pode chegar a 15 ou 20 metros quadrados, como no México e na Colômbia”, explica.