Abusando da ironia e fazendo caras e bocas, o chef rebate as críticas e chama o internauta de “ignorante”| Foto: Reprodução/Facebook

Um vídeo postado nesta semana pelo chef de um restaurante de Curitiba no Facebook está repercutindo na rede social e dividindo a opinião dos internautas. Em um longo desabafo, de 12 minutos, o chef francês David Eddy Louis, responsável pelo Bistrot do David, localizado no Jardim Social, rebate as críticas de um cliente feitas no site de avaliação TripAdvisor.

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Até as 16h desta quarta-feira (27), o vídeo, postado pela página do estabelecimento na rede social, tinha mais de 11 mil visualizações, 446 curtir e 165 compartilhamentos , além de centenas de comentários – a grande maioria, apoiando a atitude do chef.

No vídeo, gravado dentro do restaurante, David mostra uma folha de papel com a avaliação impressa do cliente feita no TripAdvisor, além de fotos tiradas pela mesma pessoa e publicadas no site. Na avaliação, o cliente chama o bistrot de “péssimo lugar” e “lamentável”, afirma que o cardápio é reduzido, diz que o pão é velho, que recebeu taças quebradas e que não há carta de vinhos.

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Abusando da ironia e fazendo caras e bocas, o chef rebate as críticas e chama o internauta de “ignorante” e “cliente bos@#$%”.

“Hoje é um dia de desabafo, mas eu quero que vocês entendam. Os nossos estabelecimentos tentam agradar todo mundo, mas é uma questão de casamento, alguns vão casar com umas, outros com outras, porque não combinam. Restaurante é a mesma coisa. Se você não gosta, já na entrada... quer uma dica? Já sai, você não vai gostar”, afirma o chef.

Ao final do vídeo, David manda um “abraço” para o cliente que fez a avaliação ruim. “Você estava no lugar errado e mexeu com a pessoa errada. Então, seu bos@#$%, com muita alegria, muito respeito, nunca mais passe o portão desse meu restaurante, senão eu saberei como te receber também. Um abraço, beijo.”

O vídeo chegou a ser apagado do Facbook, devido à repercussão. Mas foi publicado novamente neste sábado (30). O desabafo pode ser assistido pela página do Bistrot do David no Facebook.

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Repercussão

O desabafo chamou a atenção de outros empresários curitibanos do ramo. O chef Beto Madalosso publicou em seu perfil no Facebook um longo texto, intitulado “Carta ao David”, em que faz coro à atitude do chef David.

“Assim como você, eu também já fui atacado pelas costas. eu imagino como deve estar se sentindo. Mas muitos acham que nós devemos silenciar e sangrar calados. NÃO! Não estamos defendendo a qualidade da nossa comida ou serviço, estamos nos defendendo da covardia! você reagiu instintivamente, reagiu por sua honra”, escreveu Madalosso.

“Posso te dizer, David: voce foi a voz de muitos empresários que gostariam de ter feito o mesmo. mas pra não serem acusados de loucos inconsequentes, preferem calar-se e profanar seus clientes pelos bastidores da vida, deixando com que a inversão de valores continue crescendo e que a sociedade caminhe pra esse destino sem volta. Uma lastima! você tem minha solidariedade, David”, completa o chef.

Em entrevista por telefone à reportagem da Gazeta na tarde desta quarta-feira (27), o chef David afirmou que não imaginava que o desabafo teria tanta repercussão. Mas diz que tem recebido apoio de outros empresários de todo o Brasil e que tem certeza que fez certo ao divulgar o vídeo.

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“Tem jeitos de falar (as críticas). Como alguém pode falar numa rede social que é horrível? Horrível é questão de interpretação”, afirmou o chef. David diz que recebeu um “Certificado de Excelência” do TripAdivisor na última sexta-feira – emitido pelo site para destacar os estabelecimentos que recebem as melhores críticas dos clientes – e que, na segunda, deu de cara com o comentário negativo do cliente. “Fiquei orgulhoso, mas quando vi o comentário do cara, que tinha uma foto do copo quebrado e ele não tinha nem pedido um prato ainda, pensei que só podia ser coisa de crime organizado mesmo”, ironiza.

Avaliação

O Bistrot do David possui 253 avaliações no TripAdvisor e foi condecorado com um “Certificado de Excelência”. Do total de avaliações, 147 consideram o bistrot excelente – a pontuação máxima –, enquanto apenas 14 classificaram o estabelecimento como horrível – a pontuação mínima.