• Carregando...

Entre os mais ricos, mulher ganha mais

É nos altos cargos executivos que as mulheres paranaenses estão conseguindo uma posição financeira melhor do que a dos homens.

Leia a matéria completa

Brasília é a cidade mais desigual

Brasília - Apesar de Brasília ser a cidade de maior renda per capita do Brasil, o Distrito Federal ostenta o título de lugar mais desigual do país, segundo dados da PNAD.

Leia a matéria completa

Rio de Janeiro - Último retrato do Brasil antes da crise mundial, iniciada em setembro do ano passado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domi­cílios (Pnad) de 2008 mostra o país no auge de uma fase de avanços iniciada em 2004. Houve recorde histórico na criação de empregos formais e continuidade na redução da desigualdade. Mas a amostra também revela que caiu o ritmo do encurtamento de distâncias entre as faixas de renda. Além disso, ela foi concluída em setembro do ano passado, dias antes do estouro da crise econômica mundial, que causou demissões até os primeiros meses de 2009.

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Nunes, ressaltou que os dados mostram "um retrato de uma economia bastante forte". Ele observou, no entanto, que os efeitos da "curta recessão" pela qual passou o país serão retratados pela pesquisa de 2009, que será apresentada no ano que vem.

A Pnad apontou também que, ainda no ano passado, as camadas mais baixas de rendimento apresentaram os maiores ganhos em relação ao ano anterior. Segundo a pesquisa, para os 10% das pessoas ocupadas com os rendimentos mais baixos, o crescimento do rendimento médio real mensal foi de 4,3% ante o ano anterior. Já os 10% dos trabalhadores que tinham os rendimentos mais elevados tiveram um aumento de 0,3% de um ano para o outro.

Com a continuidade na alta do rendimento, sobretudo para os que ganham menos, houve prosseguimento também no recuo na concentração do rendimento do trabalho. O índice de Gini, que mede o nível de concentração de renda – quanto mais próximo de 1, maior a concentração – caiu de 0,538 em 2007 para 0,531 em 2008. O Paraná acompanhou a evolução, de 0,533 para 0,507.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]