O modelo de negócio que você escolhe para a sua empresa determina sua estrutura de capital no futuro. Nesses anos de experiência como empreendedor, descobri que isso não só é importante, como direciona os negócios de um jeito que pode ser impossível voltar atrás.

CARREGANDO :)

Por exemplo, quando eu era da Aorta, empresa de rápido crescimento na área mobile, nosso modelo de negócio era de prestação de serviço. Com isso, o número de funcionários e passivos da empresa aumentava de acordo com o número de clientes. Já no Runrun.it, eu e meus sócios escolhemos o típico modelo das startups de tecnologia: de crescimento em escala, ou seja, a empresa pode ter milhares de clientes (como tem), mas não tem necessidade de ter centenas de funcionários. Obviamente, temos que garantir a qualidade de nossos serviços e suporte, mas não precisamos crescer na mesma velocidade do número de clientes.

Para te ajudar a encontrar a melhor maneira de montar seu modelo de negócio, explico aqui um pouco sobre o Canvas, a metodologia mais usada ultimamente por empresas inovadoras.

Publicidade

Canvas

Trata-se de um modelo de planejamento estratégico, que pode ser usado tanto para quem já tem uma empresa e precisa reestruturá-la, quanto para quem está começando do zero. Você deve responder às nove perguntas abaixo e montar um mapa, como se fosse um quadro com post-its. As hipóteses devem ser testadas sempre pela empresa e alteradas, caso seja necessário.

Proposta de valor: o que você oferece e é único no mercado?

Potenciais segmentos-alvo: quem é o cliente final?

Atividade principal: o que exatamente você realiza, e que irá consistir no produto ou serviço ofertado para entregar a Proposta de Valor?

Publicidade

Parcerias estratégicas: que empresas (terceiros) ajudarão a compor melhor essa oferta?

Fontes de receita: como você cobra por sua proposta de valor?

Estrutura de custos: quais são os custos para o negócio rodar?

Principais recursos: qual a infraestrutura, recursos ou serviços de base?

Canais de comunicação e distribuição: como o produto ou serviço chega até o cliente?

Publicidade

Relacionamento com o cliente: como a empresa e marca se comunicam com ele?

Ferramentas Canvas:

1. O Strategyzer é um aplicativo na nuvem que custa U$ 299,99 por ano por projeto

2. O Business Model Toolbox é uma ferramenta para iPad do software acima - U$ 29,99

3. O LaunchPad é uma plataforma que serve como um hub para equipes validarem suas hipóteses sobre seus produtos/serviços através de testes.

Publicidade

4. O Canvanizer é indicado para registrar insights de brainstorms, acompanhar a evolução das ideias e checar se elas estão, de fato, sendo aplicadas ao negócio.

5. O Business Model Designer é um ferramenta gratuita e colaborativa, com inúmeros modelos já prontos, de empresas de todas as áreas.

E aí, você tem alguma boa ideia para colocar em um modelo de negócio? Então mãos à obra!

Leia mais o artigo original no site da Endeavor.