Após cair abaixo de 1,90 real no início dos negócios, o dólar inverteu o movimento e fechou em alta ante a moeda brasileira nesta terça-feira, em meio à cautela decorrente de comentários do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke.

CARREGANDO :)

A moeda norte-americana subiu 0,21 por cento, a 1,908 real na venda, após atingir 1,894 real para venda, em queda de 0,53 por cento.

O avanço do dólar nesta sessão interrompe uma série de seis baixas seguidas. A divisa dos EUA, no entanto, permanece no menor nível desde 30 de setembro de 2008.

Publicidade

"A taxa de câmbio ainda encontra resistência para se manter abaixo de 1,90 real, com o Banco Central realizando leilões de compra de dólares para segurar a taxa nesse patamar", afirma o operador de câmbio da SLW Corretora Hélio Nardi.

No cenário internacional, o chairman do Fed alertou que o desemprego deve permanecer alto até 2011, o que pode enfraquecer a frágil confiança do consumidor, comprometendo potencialmente o que se espera ser uma recuperação bastante gradual.

O discurso de Bernake a parlamentares norte-americanos reduziu o otimismo dos investidores com os balanços corporativos acima do esperado no segundo trimestre.

A bolsa de valores brasileira operava estável, enquanto os índices das bolsas norte-americanas não apresentavam uma tendência definida.

Frente uma cesta com as principais moedas mundiais, o dólar subia 0,02 por cento.

Publicidade

O risco de liquidez do CIT Group também voltou a preocupar os investidores, um dia após conseguir um acordo para uma linha de financiamento emergencial de 3 bilhões de dólares de credores. A instiuição financeira advertiu nesta terça-feira que ainda pode declarar falência caso a operação para levantar mais recursos não tenha sucesso.

No mercado interno, Nardi lembra que os investidores seguem atentos à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve anunciar a decisão sobre a taxa básica de juros na quarta-feira.

De acordo com os números mais recentes da BMF Bovespa, o volume negociado no segmento à vista era de 14 bilhão de dólares.

Veja também
  • Déficit da Previdência Social sobe 10,7% no semestre, para R$ 21,5 bilhões
  • Segunda prévia de julho do IGP-M fica em -0,27%, mostra FGV
  • ONU registra déficit recorde para ajuda humanitária