Com 600 assinantes, o clube tem opções de cinco, dez ou vinte litros, com assinaturas que vão de R$ 79 a R$ 149.| Foto: Divulgação/Lamas Brew Club

Os clubes de assinaturas e as cervejas artesanais são duas febres do momento no Brasil. Nos dois casos, o número vem se multiplicando a cada ano. Já são pelo menos 300 sites nacionais que oferecem assinaturas para que clientes recebam produtos em casa e quase 500 microcervejarias espalhadas por todo o país.  Foi olhando justamente para esse cenário em ebulição que a Lamas Brew Shop, empresa especializada na venda de insumos e equipamentos para a produção de cervejas artesanais, decidiu lançar um clube de assinaturas para quem quer produzir a própria cerveja.

CARREGANDO :)

Leia mais sobre Empreendedorismo, Finanças e Carreira

O produto é batizado de Lamas Brew Club e os criadores garantem que é o primeiro do mundo a oferecer esse tipo de experiência. A ideia é enviar a cada dois meses todos os insumos necessários para produzir uma receita diferente de cerveja em casa. Depois de pronta, o assinante pode enviar uma amostra para a Lamas, que avaliará a bebida para premiar o melhor cervejeiro com um equipamento automático para a produção de cerveja.

Publicidade

De acordo com os criadores do produto, a ideia é que os assinantes já sejam “vacinados” na produção artesanal, já que as receitas enviadas serão sempre “desafiadoras”, além de ser necessário já ter os equipamentos para a produção.

“A ideia é oferecer um desafio para quem já gosta de fazer a própria cerveja, com receitas mais complexas e únicas, explorando novas técnicas, insumos e estilos. Queremos despertar de vez os mestres cervejeiros de fim de semana”, destaca Natalia Bichara, porta-voz da empresa. “Quem pretende começar agora a fazer cerveja a gente recomenda outros produtos para iniciantes e não o clube”, completa.

Leia também: Conheça o Max, da empresa mineira que mudou o mercado de milhas no Brasil

Os valores do clube de assinaturas da Lamas variam de acordo com a quantidade de bebida que o cervejeiro pretende produzir. Há opções de cinco, dez ou vinte litros, com assinaturas que vão de R$ 79 a R$ 149. O resultado até o momento tem sido positivo. “A gente está na segunda receita enviada e já temos 600 assinantes. Esperávamos ter em torno de 200, então fomos surpreendidos positivamente”, conta Natalia.

Para os representantes da Lamas, apesar de não ser o objetivo principal, o clube pode contribuir com o surgimento de novas microcervejarias. “A ideia é fortalecer o hobby de produzir cerveja, ser mais um passatempo, mas pode acontecer de muito cervejeiro se descobrir com isso”, ressalta a porta-voz.

Publicidade

Faça você mesmo

Além de apostar em duas febres do momento, a Lamas também tem a cultura do “Faça Você Mesmo” como uma aliada. A cultura de produzir os seus próprios produtos não é tão atual, existe pelo menos desde a década de 1950, mas vem ganhando força e status de tendência nos últimos anos.

E foi seguindo também nessa corrente, em 2016 a Lamas faturou R$ 12 milhões vendendo insumos, equipamentos e oferecendo cursos para quem pretende entrar no ramo da produção artesanal de cerveja.

“Desde sempre a gente apostou nessa experiência de não só beber a cerveja feita artesanalmente, mas de incentivar pessoas a produzir a própria bebida em casa. O clube é uma continuação dessa trajetória que começou há 20 anos, tanto nas lojas físicas, quanto na online”, explica Natália.