| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo/Arquivo

Entender a fundo o funcionamento do negócio, assim como seus fatores de sucesso, são as duas atribuições mais importantes para empreendedores que pretendem encontrar o ponto comercial perfeito. Considerada uma das decisões mais significativas para uma empresa nascente, a escolha da localização precisa levar em consideração, além das particularidades do negócio, as características do público-alvo e a quantidade necessária de clientes para tornar o empreendimento rentável.

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Para Susana Figoli, diretora da empresa especializada em inteligência geográfica de mercado Geofusion, o processo deve começar com este entendimento da organização para só então partir efetivamente para uma análise do mercado e das regiões da cidade. “É preciso conhecer bem o negócio e seu público-alvo para que seja possível entender em quais regiões da cidade circulam estas pessoas, e consequentemente onde está o maior potencial de mercado para a empresa,” explica Susana.

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Junto do perfil do cliente, os hábitos de consumo no segmento de atuação da marca também são determinantes para esta pesquisa de localização. Para a consultora do Sebrae PR, Fernanda Pesarini, a maneira como as pessoas compram determinados produtos e serviços influencia no processo de escolha do ponto. “Produtos com venda por impulso, por exemplo, precisam estar em um local com um fluxo maior de pessoas a pé,” comenta Fernanda.

Entendendo a região

A partir desta compreensão inicial do público-alvo, o procedimento deve seguir para um mapeamento da cidade para indica qual a região de maior interesse. Uma vez que esta decisão tenha sido tomada, o foco do empreendedor deve ser de entender a fundo a localidade e as ruas disponíveis. Entre os principais fatores nesta análise podemos destacar o entendimento da concorrência, a circulação de pessoas, as tendências de crescimento previstas no plano diretor da cidade, a legislação de zoneamento, e até mesmo quais outros negócios no entorno podem ter sinergia com o seu.

De acordo com a diretora da consultoria Geofusion, Susana Figoli, para que esta compreensão seja completa, o ideal é visitar os locais pretendidos em dias e horários distintos para entender a dinâmica da região. “É fundamental ir até o lugar para entender o fluxo daquela localização em cada horário e dia da semana, pois isto pode influenciar diretamente no sucesso do negócio que vai ser instalado,” comenta Susana.

Caso haja a hipótese de ser um ponto “micado”, saber quem já passou pelo imóvel pretendido, assim como o histórico da região e dos negócios no entorno, é um bom complemento para o diagnóstico do local. Para a consultora Fernanda Pesarini, algumas regiões não tem aptidão comercial e por isso a análise histórica faz ainda mais sentido. “É importante saber se o ponto é de fato ruim, pois em muitos casos o problema estava na gestão do negócio e não na localização,” finaliza.

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