• Carregando...
Câmara aprovou reforma tributária em dois turnos, na última sexta-feira (15).
Câmara aprovou reforma tributária em dois turnos, na última sexta-feira (15).| Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Na última sexta-feira (15), a Câmara dos Deputados aprovou o texto final da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. Como o tema já havia sido aprovado no Senado em novembro, a medida deve ser promulgada pela Câmara ainda nesta semana.

Com grande modificação no atual modelo de tributação sobre o consumo de bens e serviços, a PEC da reforma tributária elimina alguns tributos para simplificar sua cobrança, mas cria outros (veja o que muda aqui). Cada tributo terá um período de transição diferente, com a vigência integral do novo modelo para o contribuinte e o consumidor alcançada em 2033.

A pressão de representantes de diversos setores gerou uma lista de exceções, o que deve fazer com que a alíquota padrão da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) aumente, afetando setores que não entraram na lista de beneficiados. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, somadas, as alíquotas de referência dos dois tributos devem chegar a 27,5%, o que colocaria o chamado Imposto de Valor Agregado (IVA) brasileiro como o mais alto do mundo.

A Gazeta do Povo quer saber a sua opinião sobre o assunto. Participe votando na enquete abaixo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]