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Varejo

Empresa investe em lojas exclusivas

A entrada do fundo Tarpon trouxe recursos, mas principalmente conhecimento de varejo. A Morena Rosa cresceu por meio de uma rede de representantes e pela venda em lojas multimarcas. Agora, quer investir em lojas exclusivas dos seus produtos. O principal projeto são as lojas MZM Store, que vendem as três principais marcas do grupo – Morena Rosa, Zinco e Maria Valentina – por meio de unidades próprias e franqueadas.

As primeiras lojas foram abertas em 2012. Hoje são 15 unidades, e a meta é chegar a 45 em 2014. "Desse total, temos algumas poucas lojas próprias, porque queremos entender como funciona o varejo", diz Franzato.

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Quem faz

Ano de fundação: 1993

Em que área atua: Vestuário, a empresa exporta para dez países

Faturamento: R$ 315 milhões (2012)

Cidade: Cianorte, Noroeste do Paraná

Número de funcionários: 2,2 mil

Quanto espera crescer em 2013: 17%

Quem são os donos: Fundo de Investimento Tarpon (60%) e Marco Antonio Franzato, a esposa e dois cunhados (40%).

Por que é bem feito: Porque criou, em 20 anos, uma marca reconhecida pela qualidade e inovação no cenário da moda brasileira

Marco Franzato, presidente da Morena Rosa: empresa espera crescer 17% nesse ano e, em cinco anos, atingir R$ 1 bilhão em faturamento
O grupo faz cinco coleções por ano de cada marca
Morena Rosa é uma das marcas do grupo, que também detém a Maria Valentina, Zinco e Joy
Empresa investiu recentemente em uma linha de perfumes e batons
Showroom em Cianorte: roupas da marca são vendidas em todo o país e exportadas para dez países
Coleção de praia
Uma das linhas de produção da empresa em Cianorte
Setenta pessoas trabalham na linha de produção da marca Morena Rosa em Cianorte, maioria formada por mulheres
Costureiras em ação: cuidado com as peças determinam a qualidade dos produtos
Costureiras em ação: cuidado com as peças determinam a qualidade dos produtos

Veja algumas fotos da empresa

Da produção simples, de 500 peças por mês e apenas quatro máquinas de costura, a empresa se tornou uma das três maiores do seu setor no país. Emprega 2,2 mil pessoas, produz 350 mil peças por mês e se prepara para dar passos mais ousados. Negocia a aquisição de uma empresa do setor, quer romper a barreira de R$ 1 bilhão em faturamento em cinco anos e abrir capital, lançando ações na Bolsa de Valores.

Franzato, que nasceu em Catanduvas (SP) e veio para o Paraná com três anos, chegou a trabalhar como boia-fria em lavouras de café, auxiliar de escritório, cobrador e até os 15 anos só tinha estudado até a quarta série. Mas fez supletivo e se formou em Administração e Direito.

Apesar do início simples, a Morena Rosa teve uma ascensão meteórica. "Nunca deixamos de crescer. Fomos dobrando de tamanho ano a ano", conta Franzato. A visibilidade da empresa aumentou consideravelmente quando passou a apostar no público A e B, com a contratação de top models como Naomi Campbell, Isabeli Fontana e Carol Trentini e a atriz Sarah Jessica Parker como garotas-propaganda.

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O desempenho acima da média do setor atraiu o badalado fundo de investimentos Tarpon – com histórico de participação em empresas como BR Foods, Hering, Marisa e Arezzo –, que entrou no capital da companhia em março de 2012. O fundo pagou R$ 240 milhões por 60% da empresa. Os 40% restantes estão nas mãos dos fundadores originais, que continuam à frente do negócio, mas Franzato negocia a compra da parte dos cunhados no grupo.

A empresa espera um crescimento de 17% em receita em 2013, para R$ 370 milhões. A meta é chegar a R$ 1 bilhão em cinco anos e, nesse período, se preparar para a abertura de capital. "Já estamos nos estruturando nesse modelo, com práticas de governança corporativa", diz Franzato, que, aos 53 anos e uma rotina de trabalho de 12 horas por dia, quer ter mais tempo livre. O filho Lucas, 23, é um dos diretores da empresa e está sendo preparado para assumir o comando.

Até o próximo ano, Fran­­­zato espera fechar a aquisição de uma empresa de moda feminina. Em 2009, a Morena Rosa já havia comprado a grife infantojuvenil Joy.

Maioria dos designers é "da casa"

A Morena Rosa tem 14 fábricas, a maioria na região de Cianorte, de onde sai boa parte da produção de 350 mil peças por mês. Atualmente 45% da produção é feita por terceiros e, segundo Franzato, o objetivo é aumentar essa participação para 60% nos próximos anos. A atividade da empresa gera 3 mil empregos indiretos.

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Uma equipe de 90 pessoas trabalha na criação das roupas da marca, a maioria gente que começou na própria empresa. Da mesa dos designers saem os modelos que serão montados em formato piloto e depois serão confeccionados pelas costureiras. Cada marca lança em média cinco coleções por ano. Depois de produzidas, as peças são conferidas e passadas, embaladas e seguem para o centro de distribuição da empresa, conta Keila Machado, encarregada de produção.

Um novo centro de distribuição, inaugurado há quase um ano, com recursos de R$ 4 milhões e que funciona em uma área de 7 mil metros quadrados em Cianorte, contribuiu para manter a agilidade de entrega mesmo com o crescimento da empresa.

Vestuário