| Foto:

Quem faz

Fundação: 1963, em Londrina

Área: Hotelaria

Em que cidades atua: Atibaia (SP), Barueri (SP), São Paulo, Foz do Iguaçu, Curitiba, Cascavel, São José dos Pinhais, Londrina, Joinville (SC), Rio de Janeiro, Assunção e Buenos Aires

Faturamento: US$ 140 milhões (2012)

Donos: Família Vezozzo (Alceu Ântimo Vezozzo Filho é o presidente)

Funcionários: 2 mil

Posição no mercado: É uma das dez maiores redes hoteleiras do Brasil e a maior rede brasileira internacional

Por que é bem feito: Porque apostou no capital humano e na prestação do serviço, tornando-se referência de bom atendimento no setor

CARREGANDO :)
Corredor de um hotel Bourbon. Rede está presente hoje em quatro estados e dois países do Mercosul
Quarto de um dos hotéis da rede Bourbon. Nova aposta da empresa está em empreendimentomidscale, com serviços reduzidos, mas de alto padrão de qualidade
Alceu Vezozzo Filho, na direção da rede Bourbon desde janeiro de 2013:
Fachada do Bourbon Curitiba Convention Hotel, no centro da capital paranaense, uma das referências da rede
Símbolo da rede Bourbon na janela no Curitiba Convention Hotel. Nome foi inspirado no antigo negócio da família Vezozzo na década de 1960, o Café Bourbon
Atendimento no Bourbon Curitiba Convention Hotel, no centro da capital paranaense: ao todo, a rede tem 2 mil funcionários
CARREGANDO :)

A Rede Bourbon Hotéis & Resorts comemorou 50 anos de atividade no último dia 31. Administrada pela família Vezozzo há três gerações, a empresa é uma das dez maiores do país no ramo e está apostando na diversificando de portfólio para crescer ainda mais. Ao todo são doze hotéis corporativos e dois resorts em quatro estados brasileiros, no Paraguai e na Argentina.

SLIDESHOW: Veja fotos do hotel

Publicidade

Com uma trajetória que se mistura à própria história do Paraná – o nome da rede surgiu do primeiro negócio da família, o plantio de café da variedade Bourbon, na época em que o estado dominava o cultivo do grão no país –, os planos da empresa se voltam agora para o mercado de franquias e parcerias estratégicas em outras praças.

No exterior

Ainda em 2011, a empresa inaugurou o Bourbon Conmebol Assunção Conven­tion Hotel, no Paraguai. Neste ano, passou a operar em Buenos Aires, na Argentina, o hotel-boutique Be Jardin Escondido by Coppola, com apenas sete apartamentos no Palermo Soho.

Os dois empreendimentos são resultados de parcerias entre a empresa paranaense e sócios externos. No caso do Paraguai, o hotel de seis andares, 145 apartamentos e 13 suítes foi resultado de uma sociedade com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A administração, por meio de contrato de concessão de 25 anos, caberá exclusivamente à rede Bourbon.

A experiência deu tão certo que, segundo Alceu Vezozzo Filho (que recebeu a direção da rede das mãos de seu pai em janeiro deste ano), a cidade de Assunção é hoje um modelo para a hotelaria, graças, em grande parte, ao desempenho do Conmebol Convention Center.

Publicidade

Em Buenos Aires, o parceiro foi um famoso diretor de cinema e amigo de Vezozzo Filho. Francis Ford Coppola, diretor da trilogia O Poderoso Chefão, emprestou nome e marca para um empreendimento exclusivo. "Fizemos uma revisão em todo o edifício e estamos contentes com o resultado: um projeto arquitetônico encantador", conta. "É um produto que oferece uma experiência agradável, dos quartos ao serviço, da decoração ao profissionalismo", diz.

Franquias

No mesmo ano em que inaugurou o Conmebol Con­vention Center, a rede Bour­bon também apostou em um novo modelo de atuação. O Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business, no caminho da capital para o terminal de passageiros, serviu de projeto-piloto para franquias da marca. Com base na experiência, a empresa lançará ainda neste ano o Rio Ho­tel by Bourbon. O empreendimento, segundo Vezozzo Fi­lho, será um produto midscale, com serviços reduzidos, "mas de excelente padrão, e arquitetura moderna e confortável".

"Nós não apostamos em projetos aventureiros. Nossa preocupação não é abrir um número gigantesco de unidades. Optamos por garantir retorno aos investidores, com projetos sustentáveis de crescimento e com qualidade na prestação de serviço", esclarece. Na linha do Rio Hotel by Bourbon, estão previstas unidades em São José dos Pi­nhais, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu; Botucatu e Limeira (SP); Macaé (RJ) e Ciudad Del Este (Paraguai).

Sem lugar para hospedar os parentes, família abriu hotel

Publicidade

A ideia de criar um hotel em Londrina na década de 1960 veio da necessidade da família Vezozzo, à época produtora de café, de hospedar os parentes que vinham visitá-la. "A família tinha também uma construtora. Decidimos investir na construção de hotel", afirma Alceu Vezozzo, que liderou a empresa até janeiro deste ano.

Os primeiros anos do hotel, porém, não foram fáceis. "Por causa das geadas, o campo quebrou e o hotel não dava lucro. Tivemos de colocar dinheiro da construtora nele", revela Alceu. Na época, o hotel tinha 45 quartos.

Na década de 1970, a família investiu em um de seus maiores sucessos: o Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort. Naquela época, ainda sem a hidrelétrica de Itaipu, Foz do Iguaçu não tinha muita projeção. "Não tinha nada na cidade. Mas achei que tínhamos potencial", lembra Vezozzo. O empreendimento foi aberto em 1973, com 180 apartamentos.

A década seguinte foi de aquisições. A compra do Hotel Windsor, em São Paulo, em 1982, inaugurou a primeira operação fora do Paraná. Em 1988, a família comprou um antigo hotel na Rua Cândido Lopes, no Centro de Curitiba, e após 18 meses de reforma o transformou em uma referência hoteleira para a cidade e o país.

Foi na gerência do Bourbon Curitiba Convention Hotel que Alceu Vezozzo Filho, hoje na direção da rede, implantou inovações significativa nos serviços, na gastronomia e na forma de lidar com os colaboradores.

Publicidade

Bourbon