Os Estados Unidos vão propor na reunião de cúpula do G-20, grupo das vinte maiores economias do mundo, uma redução nos subsídios à energia, possivelmente aos combustíveis fósseis, como parte do apoio para uma mudança em direção à energia limpa, disse um funcionário da Casa Branca.

CARREGANDO :)

"Nós planejamos discutir os subsídios à energia, incluído o tema sobre como a redução escalonada dos subsídios gerais poderá se adaptar aos planos econômicos", disse o funcionário. Países como China, Índia e Rússia, que subsidiam pesadamente os combustíveis devem se opor à proposta.

Os EUA acreditam que os subsídios causam o desperdício de energia e distorcem os mercados, disse o funcionário. Desta forma, é importante "usar o processo de mercado para sinalizar que as economias podem escolher entre fontes de energia, incluída a energia limpa". Ele não deu detalhes das discussões.

Publicidade

Os ministros de Finanças do G-20 e chefes dos bancos centrais se encontram hoje e amanhã em Londres, onde trabalham na agenda da cúpula dos líderes que acontecerá em Pittsburgh (EUA), nos dias 24 e 25 deste mês. As informações são da Dow Jones.

Veja também
  • Tolmasquim: é possível discutir pré-sal em 90 dias
  • Aneel estuda transferir térmicas para Sul e Sudeste
  • Copel obtém renovação de quatro concessões por 20 anos
  • Brasil formaliza aumento de repasses ao Paraguai por energia de Itaipu