• Carregando...
 |
| Foto:

Classificação

O CGI.br classifica as mensagens enviadas pela internet em quatro categorias:

Spam bandido

É aquele cujo remetente se esconde, ou se disfarça, e tem a finalidade de "pescar" dados de usuários mais desatentos, ou serve para espalhar um vírus.

Spam contraventor

Usado para a venda de produtos ilícitos (como produtos piratas). Em geral o remetente se identifica (mesmo que por meio de um disfarce).

E-mail marketing ingênuo

Utilizado por empresas que compram cadastros e usam os programas de envio em massa de e-mail para divulgar seus produtos.

E-mail marketing

É aquele gerado a partir de um banco de dados legal e que tem acompanhamento, com o objetivo de de maximizar resultados e evitar a percepção como spam por parte dos usuários.

Pelo menos quatro entidades estão preparando, em conjunto, uma proposta de auto-regulamentação para a prática de e-mail marketing. A idéia é dar subsídios para o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), conhecido como Lei Anti-spam – que aguarda apreciação da Câmara dos Deputados –, e evitar uma decisão radical em relação ao envio de material promocional pela rede mundial de computadores.

"Precisamos separar o joio do trigo. Existe muita gente honesta no mercado e o e-mail marketing é algo bom. É uma ferramenta bastante democrática de comunicação", defende o representante dos provedores no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), Jaime Wagner, que também coordena os trabalhos do grupo que estuda a auto-regulamentação. Também participam das discussões a Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), a Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet) e a Interactive Advertising Bureau (IAB).

Um primeiro texto da proposta, diz o representante do CGI, já está pronto e foi encaminhado para análise de usuários e entidades que representam os consumidores. Em uma nova etapa, ainda devem ser discutidas as sanções para quem não seguir o código. O material, no entanto, não foi divulgado.

O diretor-executivo da IAB, Ari Meneghini, adianta que uma das propostas do grupo é criar uma espécie de selo de qualidade para as empresas. "Vamos criar um guia de boas práticas e cada entidade deve ficar encarregada de divulgá-la entre seus associados. Mas, infelizmente, não podemos obrigar ninguém a segui-las."

A estimativa de Wagner é que o conteúdo final fique pronto em um prazo de até 120 dias. "Certamente não vamos acabar de vez com o problema, porque bandido existirá sempre, na internet ou na rua. Mas sou otimista. Até o fim do ano que vem, acredito que teremos uma legislação e um código de auto-regulamentação em pleno funcionamento e com resultados importantes."

Na avaliação dele, estas duas frentes (legislação e auto-regulamentação), precisam precisam existir em paralelo às medidas técnicas de combate ao chamado "lixo eletrônico". A estimativa da entidade é de que 95% dos spams que circulam na internet tem origem na contravenção. "O volume cresce violentamente. Mas só temos melhoras na frente técnica de atuação, que nunca será capaz de filtrar 100%. É preciso atuar nas outras duas frentes", diz. "É preciso distinguir as coisas e dar a quem recebe o e-mail marketing a certeza de que é algo no qual ele pode confiar."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]