A geradora e transmissora de energia elétrica Furnas, do sistema Eletrobras, pretende elevar os investimentos em geração de energia eólica nos próximos anos.

CARREGANDO :)

Para isso, pretende firmar parceria com uma empresa chinesa que participou da construção da maior hidrelétrica do mundo, Três Gargantas (China), e que possui profundo conhecimento em energia eólica, afirmou o presidente de Furnas, Flávio Decat, nesta quarta-feira.

Segundo Decat, uma missão chinesa chegará na próxima semana ao Brasil para discutir como se daria a parceria.

Publicidade

"Eles (os chineses) entrariam não só fornecendo equipamentos, mas também como parceiros. Eles têm muita experiência e a tecnologia deles é boa. Queremos um parceiro forte focado nessa área", disse Decat a jornalistas em seminário no Rio de Janeiro.

O executivo destacou que a geração eólica, cujos preços estão mais competitivos, e biomassa ganharão mais espaço nos investimentos de Furnas. A estatal possui três projetos de geração eólica em desenvolvimento e no próximo leilão de energia renovável, previsto para julho, colocará na disputa outros três projetos.

"Vamos entrar no (leilão) A-3 com eólicas, e teremos parceiros brasileiros. Como minoritários dentro da Sociedade de Propósito Específico, teremos agilidade e vantagens tributárias", disse Decat, sem dar mais detalhes.

Furnas pretende investir 2,5 bilhões de reais em 2011 e 3 bilhões de reais em 2012, afirmou o executivo.

BELO MONTE

Publicidade

Decat confirmou ainda o interesse de Furnas em participar do leilão de linha de transmissão que vai distribuir a energia na hidrelétrica de Belo Monte (PA). A licitação deve ocorrer em 2012.

A empresa já ganhou trecho de uma das linhas de transmissão da energia da usinas do rio Madeira (Santo Antônio e Jirau) em parceira com a Chesf, também do grupo Eletrobras, e a privada Cteep.

"Nossa ideia é fazer um consórcio e entrar com 49 por cento para disputar o leilão da transmissão de Belo Monte", disse.