• Carregando...

Desde que o governo federal determinou o religamento de três termelétricas movidas a gás natural, a geração de energia por fontes térmicas cresceu quase 60%. Até sexta-feira, as termelétricas repassavam cerca de 1,2 mil megawatts (MW) médios ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o equivalente a 2,5% do total gerado no sistema. Nesta semana, a produção desse tipo de energia, mais cara e poluente, subiu para 1,9 mil MW médios (3,6% do total), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Entre as usinas religadas está a UEG Araucária. Após dez dias sem operar, a térmica voltou a funcionar no domingo, gerando cerca de 230 MW médios, metade do habitual. Pertencente à Copel, a UEG esteve alugada para a Petrobras em 2007 e 2008. No momento, as duas empresas negociam a renovação do contrato.

O governo chegou a anunciar que reduziria de 30 milhões para 19 milhões de metros cúbicos a importação diária de gás da Bolívia. Mas em seguida recuou e determinou a compra diária de 24 milhões de metros cúbicos – parte do adicional está abastecendo as usinas religadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]