O Google planeja criar uma nova forma de ajudar os anunciantes a rastrear os caminhos dos usuários na internet. A ideia, segundo o blog Bits, do "New York Times", é criar uma espécie de identificador anônimo ligado ao navegador Chrome para que os anunciantes possam direcionar as propagandas on-line de acordo o perfil do internauta.
Seria uma forma de substituir os cookies - arquivos usados hoje para identificar os caminhos dos usuários na web. O mecanismo tem sido fonte de críticas do mercado por ser considerado pouco eficiente.
A Interactive Advertising Bureau, que reúne os participantes do mercado publicitário, criou recentemente um grupo para discutir o futuro dos cookies e soluções alternativas.
Jordan Mitchell, co-diretor do grupo e vice-presidente de uma agência digital, diz que, atualmente, os anunciantes enfrentam uma situação pouco confiável e anti-econômica, com prejuízo para todos os envolvidos -anunciantes, usuários e publishers.
Embora o novo sistema deva ficar disponível para todos os anunciantes e publishers, daria ao Google mais controle sobre o mercado de publicidade digital.
"Acreditamos que avanços tecnológicos podem ajudar a melhorar a segurança dos usuários assegurando ao mesmo tempo a viabilidade econômica da web. Nós e outros temos inúmeros conceitos nessa área, mas estão todos em estágios muito iniciais", diz o Google em nota.
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