• Carregando...
Os governadores ainda disseram que a reforma proposta pelo governo petista levará as contas públicas e a economia do país “para a UTI”.
Os governadores ainda disseram que a reforma proposta pelo governo petista levará as contas públicas e a economia do país “para a UTI”.| Foto: Marcelo Aparecido Silva Camargo/Governo de SP

Por meio de nota, o Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud), formado por governadores das duas regiões, disse que o texto da Reforma Tributária aprovado no Senado cria cidadãos de segunda classe e “deve agravar ainda mais a guerra fiscal entre os estados”.

Os governadores ainda disseram que a reforma proposta pelo governo petista levará as contas públicas e a economia do país “para a UTI”.

“A proposta da reforma fiscal aprovada no Senado piorou o texto validado pela Câmara em julho e aprofunda a divisão. Com as alterações o que antes era uma evolução para o Brasil, construída após muito diálogo, se tornou um retrocesso, com potencial de tornar o sistema tributário brasileiro ainda pior do que o atual [...] O Brasil não pode criar ilhas de prosperidade, o que, por consequência, afasta investimento, aumenta desigualdades, desemprego e pune, sobretudo, os mais pobres”, diz um trecho da nota.

Em outro trecho, os governadores alertam que o texto aprovado cria brasileiros de primeira e segunda classe.

“(É preciso) apostarmos na maturidade política em busca de um consenso para que os entes federativos não sejam punidos pelo corporativismo que cria brasileiros de primeira e segunda categoria”, diz a nota.

O documento é assinado pelos governadores Ratinho Júnior (PSD-PR), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Cláudio Castro (PL-RJ), Jorginho Mello (PL-SC) e Eduardo Leite (PSDB-RS).

Apesar de concordar com o teor da nota, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), preferiu não assinar o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]