• Carregando...

A Gulliver aumentou para 49.674 o número de brinquedos Magnetix que serão recolhidos. Anteriormente, a empresa havia informado que eram 35 mil produtos. Segundo a Gulliver, o número foi retificado porque, na retirada dos produtos das lojas, verificou-se que mais brinquedos haviam sido vendidos. A empresa também incluiu na troca produtos da versão nova do brinquedo por terem os mesmos códigos das versões antigas.

A versão antiga do produto, comercializada em 2006, foi alvo de um recall nos EUA por causa da morte de uma criança e de acidentes com outras, que engoliram o ímã do brinquedo. A versão nova, que chegou às lojas em 2007, foi modificada (o ímã agora é fundido ao plástico).

A Gulliver informou que a troca dos brinquedos não será um recall, pois não houve determinação do governo para isso. Dessa forma, as regras da troca serão definidas pela empresa e não pela legislação brasileira sobre o assunto. O Magnetix é fabricado na China por uma empresa canadense e vendido no Brasil pela Gulliver. A empresa já está recolhendo os produtos que ainda estão nas lojas.

Apesar da afirmação da empresa, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) afirma que a troca dos produtos se caracteriza como um "recall". Segundo o Idec, a empresa deveria publicar anúncios na grande imprensa informando os motivos da troca, o que na avaliação do instituto ainda não foi feito.

O Idec afirma ter enviado cartas Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, e ao Inmetro pedindo providências contra as deficiências no procedimento da Gulliver.

Procurada pelo G1, a empresa disse que já foi procurada por essas entidades e está aguardando decisão sobre o tema. Caso seja determinado que a Gulliver adote os procedimentos do recall, a empresa informou que fará os anúncios conforme previsto em lei.

Troca

As pessoas que compraram o brinquedo Magnetix, vendido no Brasil pela Gulliver, já podem entrar em contato com a empresa para trocar o produto. A empresa colocou à disposição um telefone gratuito – 0800 770 2650 - para esclarecer dúvidas, das 8h às 17h45. Ainda nesta semana, será divulgada a lista das lojas que farão a troca do produto, que poderá ser feita a partir do dia 1º de setembro.

Será possível adquirir outros brinquedos da Gulliver, de mesmo valor, ou trocar a versão antiga pela versão nova, que foi modificada para evitar riscos à saúde das crianças. A empresa informou que ainda está sendo avaliado se haverá ou não a possibilidade de se pedir o reembolso do valor pago. Os preços da linha Magnetix variam de R$ 29,90 (20 peças) a R$ 279,90 (120 peças).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]