| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Apesar do efeito prolongado da crise econômica, os industriais de empresas paranaenses estão otimistas para 2017. De acordo com a 21ª Sondagem Industrial, realizada anualmente pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), 55,11% dos industriais responderam que as expectativas para o ano que vem são favoráveis. O índice é parecido entre os micro e pequenos empresários – 55,31% responderam positivamente sobre as projeções para o próximo ano. Apesar da positividade, este é o segundo menor nível de otimismo captado pela pesquisa, acima apenas do registrado para o ano de 2016, de cerca de 32%.

CARREGANDO :)

Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn

A aposta da maioria dos industriais paranaenses é a de que os investimentos no setor devem voltar a acontecer em 2017. Entre os otimistas, 34,46% afirmam que devem fazer novos investimentos e mais de 46% acreditam em um aumento nas vendas, números bem semelhantes também entre micro e pequenas indústrias. De acordo com o levantamento, o foco deve se concentrar na melhoria de processos, desenvolvimento de produtos e modernização tecnológica. Ainda de acordo com a Fiep, quase 72% desses investimentos virão de recursos dos próprios empresários.

Publicidade

Tecnologia

De acordo com a pesquisa, os investimentos devem focar principalmente em melhorias de processos e implantação de novas tecnologias. Mantendo a situação ocorrida em 2016, a expectativa é que a indústria aposte ainda mais na utilização de máquinas e equipamentos automáticos. Para absorver essa modernização, cerca de 75% das empresas ouvidas dizem que pretendem treinar os próprios funcionários. Quando se trata de pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento, a pesquisa da Fiep mostra que a maioria das empresas planeja desenvolver essa área internamente para não precisar recorrer a alternativas de terceiros.

Veja também
  • Quer mudar para Santa Catarina? Estado tem concursos com 700 vagas abertas
  • Banco do Brasil já conta com mais de 50 caixas eletrônicos para compra de dólar
  • As 10 cidades que mais geraram empregos no Paraná em 2016

Essa situação coloca as empresas do Paraná em pé de igualdade em um cenário nacional, mas ainda com uma certa defasagem no nível internacional, como apontaram 38,9% dos industriais. Outro reflexo desse desenvolvimento tecnológico é o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos registradas pelos empresários. Apenas 8,06% não tiveram aumento na produtividade e mais de 63% tiveram significativa melhora na qualidade dos produtos.

Empregos

O aumento da modernização no processo produtivo também foi apontado como responsável pela expectativa baixa quando se trata da geração de novos empregos.Na prática, apesar da possível melhora nos investimentos e das vendas, apenas 19,49% dos otimistas afirmam que devem gerar novos postos de trabalho. Na outra ponta, entre os pessimistas, mais de 25% acreditam que terão que reduzir empregos.

Publicidade