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Indústria de Cascavel também espera comercializar com países árabes e ampliar exportações

As indústrias de erva mate planejam ampliar, ainda em 2010, as exportações de produtos processados, como chás, chimarrão e guaraná. Para expandir as vendas externas, as empresas estão de olho em novos mercados. Os países árabes – que consomem cerca US$ 20 bilhões por ano em produtos de erva mate – têm chamado, em especial, a atenção das indústrias.

Em Dubai, nos Emirados Árabes, em um dos maiores encontros do setor alimentício do mundo, um representante vai negociar a entrada do produto brasileiro naquele mercado. De acordo com o representante das indústrias brasileiras, Heroldo Secco Júnior, há potencial para que o mate brasileiro seja exportado aos árabes. "Esperamos alcançar até US$4 milhões em exportações para esses países", disse, em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV.

Em 2009, 30 mil toneladas de erva-mate foram exportadas pelo Brasil a 29 países. Se novos acordos forem feitos, as vendas externas brasileiras do produto podem aumentar em torno de 30%. Benefícios diretos para uma indústria de Cascavel, que também está de olho no mercado árabe e estará representada no evento. A empresa processa 300 toneladas de mate por mês e aponta que o aumento nas exportações poderia implicar em mais contratações. "Aqui a gente cuida muito da qualidade e procura ter uma melhoria continua dos produtos. Conquistar esse tipo de mercado, para nós, seria uma felicidade imensa", aponta a funcionária da indústria, a técnica de alimentos Gissela Toniazzo.

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