i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Negócios

Inovar em franquias é ainda mais desafiador

Estudo ranqueia as 25 empresas franqueadoras que mais inovam no país

  • PorAnna Paula Franco
  • 25/09/2014 08:38
Osvaldo Moscon, gerente executivo de canais de vendas do Grupo Boticário. A franquia foi uma das premiadas por inovação. | Divulgação
Osvaldo Moscon, gerente executivo de canais de vendas do Grupo Boticário. A franquia foi uma das premiadas por inovação.| Foto: Divulgação

As premiadas

Confira as 25 franquias mais inovadoras:

5àSec, Alphagraphics, Ambev, Bob´s, Casa do CONSTRUTOR, Chilli Beans, China in Box, Clube Turismo, CNA, Espetinhos Mimi, Giraffas, Grilleto, Morana (Grupo Ornatus), Havaianas, Home Angels, Imaginarium, Localiza, Multicoisas, O Boticário, On Byte, Ortodontic Center, Óticas Carol, Preparo Cursos, Rei do Mate e Uptime Consultants.

Confira 10 dicas para inovar em franquias

Consultores do Grupo Bittencourt dão orientações aos franqueadores para potencializar os esforços em inovação Leia mais

Alimentação, moda, bebida, perfumaria, formação, idiomas... Não há segmento nem porte de empresa que determine uma maior ou menor cultura inovadora. O que existe é um bom espaço para desenvolver essa cultura, principalmente em processos formalizados e que envolvam toda a cadeia, incluindo clientes e fornecedores. Essas são as principais conclusões da pesquisa realizada pelo Grupo Bittencourt com 100 empresas franqueadoras do país. As 25 franquias mais inovadoras foram apresentadas durante o 5º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, realizado em São Paulo.

A escolha do tema inovação para investigar as franquias brasileiras foi determinada pelo movimento do mercado. "A concorrência de companhias internacionais que estão chegando ao Brasil imprime maior competitividade. A reinvenção dos negócios é uma questão de sobrevivência", observa Lyana Bittencourt, sócia e diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt, especializado na administração de franquias.

O objetivo do estudo foi reconhecer entre as empresas franqueadoras do país as que investem na cultura de inovação, por meio de processos formalizados, estímulo à participação e orçamento dedicado à pesquisa e desenvolvimento, além de testar a temperatura do segmento de franchising na busca pela renovação de processos e modelos de negócios.

Processos e pesquisas

Um terço dos pesquisados possui processos formalizados para identificar ideias inovadoras e 37% preveem os recursos em seus orçamentos. "A maior parte, porém, ainda é reativa ao movimento de mercado, realizando mudanças identificadas por pesquisas. Também há concentração das decisões inovadoras em altos níveis hierárquicos", explica Lyana.

Uma das franquias destacadas na pesquisa é O Boticário, controlada pelo Grupo Boticário. Com uma rede de mais de 900 franqueados e 3.770 pontos de venda no Brasil e em oito países, a franquia paranaense investe 2,5% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. Além de manter uma média de 400 novos produtos lançados por ano, a empresa tem sistemas permanentes de identificação de canais e programas de estimulo à inovação, em produtos, serviços e cultura. "Para o sistema de franchising, em especial numa rede tão pulverizada, o grande desafio é estimular a inovação de maneira consistente, sem perder de vista a essência da marca e os padrões necessários para esse modelo de negócio", avalia o diretor de Desenvolvimento Multicanal e Franchising, Osvaldo Moscon.

Na área de produtos, o Grupo mantém um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com 8 mil metros quadrados de área construída e 250 funcionários diretamente envolvidos no setor. Eventos anuais como o Fórum de Gestão e a Convenção de Franqueados ajudam a identificar opiniões e sugestões de mudanças em processos e serviços. Um exemplo é o programa de sucessão O Futuro em Nossas Mãos, que auxilia o franqueado a preparar e desenvolver competências de gestão do seu sucessor. O programa começou em 2011 e a segunda turma, com 37 sucessores, se formou em agosto de 2014. Outro grupo, com 40 pessoas, tem a formação prevista para agosto do ano que vem.

"A mais recente ação inovadora é a Universidade da Beleza, uma plataforma para treinamentos de ensino à distância e presencial e programas de reconhecimento e incentivo para consultoras, funcionários da rede e revendedoras de venda direta de O Boticário. Isso permite treinamentos modulares, fáceis e simultâneos para todos os públicos e perfis, o que facilita a prática do ensino e qualificação dos profissionais, sem deslocamento e gastos. Ganhamos em tempo, qualidade e aprimoramento da excelência no atendimento que é a premissa da marca", conta Moscon.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.