Leusa quer um refrigerador, mas espera que o preço caia ainda mais| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Dois dias após o anúncio da redução de até 15% do IPI para os eletrodomésticos da linha branca, a procura dos consumidores pelos produtos contemplados na medida ainda é considerada tímida pelos lojistas de Curitiba. A expectativa, porém, é de que o aumento da procura e das vendas ocorra de forma gradual e mais intensa a partir deste fim de semana, quando mais lojas começam a aplicar os novos preços e a investir na divulgação.

CARREGANDO :)

"A procura tem sido pequena porque muitos consumidores ainda não estão sabendo da medida", afirma Renatto Motta, gerente de uma unidade da Multiloja no centro de Curitiba, que a partir de hoje trabalha com novos preços em função da redução da alíquota.

Na loja do Ponto Frio da Avenida Marechal Deodoro, esquina com a Rua Monsenhor Celso, no Centro de Curitiba, os preços reduzidos dos eletrodomésticos já estavam valendo desde ontem, afirma o vendedor Rodrigo Walter. "Ontem pela manhã já tinha gente procurando produtos com os descontos do IPI", conta Walter. Nas lojas da rede a diminuição de preço aplicada varia de 5% a 10%. Um refrigerador Brastemp Inverse de 420 litros que custava R$ 2.999 está saindo por R$ 2.699.

Publicidade

Valter Moraes, gerente de uma loja da Colombo na mesma avenida, acredita que os altos índices de endividamento da população não vão atrapalhar o crescimento das vendas. "No começo de outubro já havíamos superado o faturamento de 2010 e, neste ano, esperamos um crescimento 15% superior ao mesmo período do ano passado", diz.

Apesar de o endividamento das famílias seguir alto, Fernando de Castro, presidente do Instituto para Desen­volvimento do Varejo (IDV), acredita que o pacote anunciado pelo governo é positivo e, assim como em 2008, esse é o momento certo para incentivar o consumo no mercado interno.

Mesmo com a redução do IPI e sem dívidas acumuladas, a aposentada Leusa Alves Pereira, 74 anos, decidiu não se precipitar na compra de um refrigerador novo e investiu tempo na pesquisa de preço. Ela quer comprar à vista e disse que, além dos descontos do IPI, vai pechinchar mais. "A gente precisa olhar, namorar o produto primeiro, para depois comprar", brinca a aposentada, que pretende adquirir um refrigerador de duas portas frost free.