• Carregando...

IPVA ficará mais barato no PR

O governo do estado confirmou na segunda-feira (16) que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Auto­­­motores (IPVA) ficará até 29% mais barato no Paraná em 2010. O IPVA dos veículos populares terá redução entre 11% e 17% e o dos carros de luxo será até 29% menor em relação a este ano.

Leia a matéria completa

O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial (IPTU) de Curitiba subirá entre 4% e 4,5% no ano que vem, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Finanças. De acordo com a prefeitura, no entanto, trata-se ainda de uma projeção. O aumento é calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 12 meses anteriores e, por isso, deve ser confirmado somente na primeira quinzena de dezembro.

Segundo a previsão, o reajuste deve ser inferior ao aplicado entre 2008 e 2009, quando a taxa subiu 6,5%. Os carnês começarão a ser entregues a todos os endereços cadastrados a partir da primeira semana de janeiro de 2010. Quem optar pelo pagamento antecipado e em parcela única, até o dia 10 de fevereiro, terá desconto de 5%. Como em todos os anos, a taxa ainda poderá ser feita em até dez parcelas, com o primeiro vencimento também no dia 10 de fevereiro.

Caso o contribuinte não receba o carnê em casa, pode retirar a segunda via pela internet, no site da prefeitura, e em postos da Secretaria Municipal de Finanças nas Ruas da Cidadania ou no prédio central da prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu, 817, no Centro Cívico. Para quem tem débitos atrasados, a prefeitura orienta que seja feita a quitação antes do término do ano de 2009, para evitar que a inscrição em dívida ativa, e consequentemente o aumento de valor em função de multa, juros e atualização monetária.

Curitiba tem mais de 530 mil imóveis cadastrados junto à prefeitura. A previsão da administração municipal é arrecadar R$ 307 milhões com o tributo em 2010, 6,5% a mais do que os R$ 289 milhões deste ano. A arrecadação do IPTU é a segunda maior do município – só perde para o Imposto sobre Serviços (ISS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]