• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

Rio de Janeiro – É difícil achar uma semana em que a Google, a mais ativa das desenvolvedoras de software, fique sem lançar um novo produto. Mas o que chega ao conhecimento do público é só a ponta do iceberg. Assim como suas principais rivais, a empresa de Mountain View tem centenas de projetos incubados. Em seu "laboratório" na internet, a Google tenta preparar o internauta para o que vem por aí.

Dos projetos que já estão sendo anunciados pode-se citar o Google Music Trends, que permite ao usuário ficar por dentro das preferências musicais dos seus contatos no GTalk (o instant messenger da companhia); o Picasa para Linux; o Google Reader, dentre dezenas de outros projetos em versão beta ou já disponíveis para uso.

A Microsoft também leva seu "Lab" (labs.live.com) muito a sério. É lá que estão descritos os projetos que devem ser lançados em breve. Um (fantástico) exemplo é o Photosynth, sistema capaz de identificar fotos na internet e organizá-las de forma que o usuário possa navegar por elas. Por exemplo: o internauta quer visitar a Praça de São Pedro, no Vaticano. Com o Photosynth, o servidor é capaz de identificar as fotos em seu contexto e montar uma praça virtual. O usuário vai, assim, navegar pelas fotos e ver os detalhes do local. Levando isso aos extremos, podemos organizar o mundo usando imagens de terceiros.

Outro projeto é o Deepfish, browser para equipamentos móveis que preserva o layout dos documentos dispostos em telas de celulares e PDAs. Ele permite, dentre outras coisas, dar zoom nas páginas. Um preview do produto já está disponível para download.

Na Apple, o que estava escondido e começa a ser descortinado é o Leopard (codinome da décima versão do sistema operacional Mac), com lançamento marcado para outubro. Inicialmente previsto pra sair entre março e junho deste ano, o novo Mac OS X foi adiado porque a empresa deu preferência ao iPhone. Mais do que vem por aí: o iLife ’07 (ou ’08), cujas quatro primeiras versões foram lançadas na Macworld, no começo do ano. Outra aposta da maçã é o iWork ’07 (ou ’08), o "quase Office" da Apple.

No Lab da Apple estão também atualizações do sistema operacional do iPhone. Além disso, há novos programas que serão oferecidos por atualização de software. Um seria o Finder (o Windows Explorer do Mac OS). O iChat, um instant messenger "da maçã" é outro rumor forte. Para saber mais sobre as "internas" da Apple, a dica é o Apple Insider (www.appleinsider.com).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]